HomeSaúde1º Passeio de Bebês de Itu acontece neste domingo

1º Passeio de Bebês de Itu acontece neste domingo

Como parte da Semana Mundial da Amamentação, comemorada no período de 1 a 7 de agosto, a Prefeitura de Itu e o Hospital São Camilo de Itu realizam, neste domingo (04/08), às 9h, no Programa Vida em Movimento, o 1º Passeio de Bebês de Itu. O objetivo do passeio, que sairá do cruzamento da Avenida Galileu Bicudo com a Rua Graciano Geribelo, é apoiar as mães que amamentam e incentivar o aleitamento materno.

O 1º Passeio de Bebês de Itu contará ainda com apresentações do Grupo Vocal Encantos da Melhor Idade e do Coral do Hospital São Camilo, animação dos Doadores da Alegria e sorteio de diversos brindes, entre eles, um berço, um carrinho de bebê, enxoval de bebê e brinquedos.

O prefeito Antonio Tuíze destacou a importância do aleitamento materno e a preocupação da Prefeitura em orientar as gestantes sobre esse ato. “A Prefeitura conta com o Centro de Referência da Mulher, local onde funciona o projeto Nana Nenê, que de forma profissional e humanizada orienta as gestantes sobre o aleitamento materno e, no pós-parto, também as acompanha inclusive em domicílio para oferecer ajuda técnica no tocante às possíveis dúvidas que surgem. O objetivo é preparar, acompanhar e assessorar as mulheres nessa importante fase tanto para a mãe quanto para o bebê”, comentou.

No Hospital São Camilo de Itu diariamente a equipe de enfermagem e de humanização incentiva a amamentação. São proferidos cursos mensalmente e realizadas ações nos leitos para ensinar a posição correta, cuidados com o bico do peito e com o recém-nascido, além dos benefícios do leite materno. “O passeio é uma forma ampliada de convidar as mães ituanas a apoiarem a amamentação e entenderem a importância do leite materno na vida da criança. Sabemos que o ato de amamentar nem sempre é simples, mas os benefícios são grandiosos e valem a pena”, afirmou o diretor administrativo do Hospital São Camilo de Itu, Gilson Silveira.

Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite materno contém proteínas, vitaminas, gorduras, água, além de anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças.

O aleitamento materno também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, promovendo forte ligação emocional com a mãe, o que lhe transmite segurança e carinho. O ato de mamar garante uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula o padrão respiratório nasal do bebê.

A amamentação é ainda benéfica às mães, pois faz com que o útero volte mais rapidamente ao seu tamanho normal; protege contra osteoporose, cancro da mama e do ovário; e auxilia na queima de calorias, facilitando a retomada do peso normal.

Texto: Angélica Estrada