Widget Image
Secretarias
HomeSaúde1º Passeio de Bebês de Itu acontece neste domingo

1º Passeio de Bebês de Itu acontece neste domingo

Como parte da Semana Mundial da Amamentação, comemorada no período de 1 a 7 de agosto, a Prefeitura de Itu e o Hospital São Camilo de Itu realizam, neste domingo (04/08), às 9h, no Programa Vida em Movimento, o 1º Passeio de Bebês de Itu. O objetivo do passeio, que sairá do cruzamento da Avenida Galileu Bicudo com a Rua Graciano Geribelo, é apoiar as mães que amamentam e incentivar o aleitamento materno.

O 1º Passeio de Bebês de Itu contará ainda com apresentações do Grupo Vocal Encantos da Melhor Idade e do Coral do Hospital São Camilo, animação dos Doadores da Alegria e sorteio de diversos brindes, entre eles, um berço, um carrinho de bebê, enxoval de bebê e brinquedos.

O prefeito Antonio Tuíze destacou a importância do aleitamento materno e a preocupação da Prefeitura em orientar as gestantes sobre esse ato. “A Prefeitura conta com o Centro de Referência da Mulher, local onde funciona o projeto Nana Nenê, que de forma profissional e humanizada orienta as gestantes sobre o aleitamento materno e, no pós-parto, também as acompanha inclusive em domicílio para oferecer ajuda técnica no tocante às possíveis dúvidas que surgem. O objetivo é preparar, acompanhar e assessorar as mulheres nessa importante fase tanto para a mãe quanto para o bebê”, comentou.

No Hospital São Camilo de Itu diariamente a equipe de enfermagem e de humanização incentiva a amamentação. São proferidos cursos mensalmente e realizadas ações nos leitos para ensinar a posição correta, cuidados com o bico do peito e com o recém-nascido, além dos benefícios do leite materno. “O passeio é uma forma ampliada de convidar as mães ituanas a apoiarem a amamentação e entenderem a importância do leite materno na vida da criança. Sabemos que o ato de amamentar nem sempre é simples, mas os benefícios são grandiosos e valem a pena”, afirmou o diretor administrativo do Hospital São Camilo de Itu, Gilson Silveira.

Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite materno contém proteínas, vitaminas, gorduras, água, além de anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças.

O aleitamento materno também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, promovendo forte ligação emocional com a mãe, o que lhe transmite segurança e carinho. O ato de mamar garante uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula o padrão respiratório nasal do bebê.

A amamentação é ainda benéfica às mães, pois faz com que o útero volte mais rapidamente ao seu tamanho normal; protege contra osteoporose, cancro da mama e do ovário; e auxilia na queima de calorias, facilitando a retomada do peso normal.

Texto: Angélica Estrada