HomeSaúdePrefeitura promove palestra sobre aleitamento materno

Prefeitura promove palestra sobre aleitamento materno

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Referência da Mulher, promoveu nesta sexta-feira (02/08), palestra sobre Aleitamento Materno como parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada no período de 1 a 7 de agosto. A palestra foi ministrada pela médica pediatra Marta Guerreiro Silva aos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), multiplicadores da importância desse ato.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2013 tem como tema “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!”. Um de seus objetivos é o de conscientizar da importância dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) no apoio às mães para iniciarem e manterem a amamentação.

Visa ainda informar ao público sobre os benefícios dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) e unir esforços para ampliar esses programas; incentivar quem apóia a amamentação, independentemente de suas profissões, a dar um passo à frente e capacitar-se no apoio às mães e seus bebês.

Identificar apoio comunitário a quem as mães que amamentam possam recorrer e convocar governos e centros de saúde para que cumpram os 10 Passos para uma Amamentação Bem Sucedida, principalmente o Passo 10, para melhorar a duração e os índices de amamentação exclusiva também estão entre os objetivos da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu