HomeSaúdeInaugurado Estúdio de Pilates na sede do Grupo da Melhor Idade

Inaugurado Estúdio de Pilates na sede do Grupo da Melhor Idade

Imagem mostra os aparelhos de pilates do estúdio.

Nesta segunda-feira (20/05) foi inaugurado, na sede da Melhor Idade, um Estúdio de Pilates que será utilizado pelos idosos que frequentam o Grupo da Melhor Idade. O prefeito Guilherme Gazzola compareceu à inauguração e destacou que o pilates é a grande prevenção na ortopedia e que poucas cidades do Estado de São Paulo contam com estúdio de pilates público funcionando junto com o serviço de fisioterapia (em Itu foi inaugurado um estúdio nas dependências da Clínica de Fisioterapia Kindú em novembro de 2023) e Itu também é exemplo com a implantação de um estúdio na sede do Grupo da Melhor Idade.

A diretora do Grupo da Melhor Idade, Mariele Belasco, agradeceu a todos os envolvidos na construção do espaço, desde o prefeito Guilherme Gazzola e os secretários municipais Janaina Camargo (Saúde) e Gilmar Pereira (Planejamento e Gestão de Projetos), que prontamente apoiaram a ideia, aos secretários de outras pastas e respectivas equipes e também aos idosos, que com muita paciência e compreensão, realizaram suas atividades habituais na sede da Melhor Idade mesmo com todo o barulho e transtornos que uma obra ocasiona. “Só suporta a obra quem tem a visão da casa pronta”, ressaltou.

A solenidade de inauguração foi prestigiada também pelo vereador Mané da Saúde, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Roberta Albanese, pela secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo, pela coordenadora do Estúdio de Pilates da Melhor Idade, Cibele Falcato Sobreiro, por secretários e diretores municipais, e por idosos que integram o Grupo da Melhor Idade.

O Estúdio de Pilates está composto pelos quatro principais aparelhos do Pilates (cadillac, reformer, barrel e chair) em duplicidade, além de acessórios como thera band e tonning ball, todos adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Itu.

O Pilates é um método de exercícios físicos que fortalece e alonga toda a musculatura. Também é uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental. O método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, por meio de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve), além disso, melhora a respiração, a circulação sanguínea, a coordenação motora e a flexibilidade, previne e recupera lesões, reduz o estresse e alivia as tensões.

O método Pilates tem grande eficácia em pacientes com desvios posturais, dores crônicas, desequilíbrios musculares, pré e pós-operatório, alterações posturais, idosos, gestantes, entre outros.

Confira notícias semelhantes, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/inaugurado-primeiro-estudio-de-pilates-publico-em-itu/