HomeNotíciasInaugurado primeiro estúdio de Pilates público em Itu

Inaugurado primeiro estúdio de Pilates público em Itu

Imagem mostra o primeiro stúdio de Pilates público do munícipio, inaugurado ontem.

O Studio Reabilitar, o primeiro estúdio de Pilates público do município, foi inaugurado nesta segunda-feira (13/11), com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, do deputado federal Vitor Lippi, do vereador Mané da Saúde, da secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, da coordenadora do serviço, a fisioterapeuta Cibele Falcato Sobreiro, entre outras autoridades. O Studio Reabilitar, que funciona nas dependências da Clínica de Fisioterapia Kindú, localizada na Rua Floriano Peixoto, 47, Centro, é mais um investimento do governo municipal na área da saúde.

O prefeito Guilherme Gazzola agradeceu ao deputado Vitor Lippi que, por meio de emenda parlamentar, possibilitou a implantação do Studio Reabilitar, ao vereador Mané da Saúde, à secretária de Saúde e sua respectiva equipe. Comentou que o Studio está em pleno funcionamento, que já realizou 400 atendimentos e destacou o quanto o Pilates contribui com os tratamentos na área de ortopedia, o que revela que a Prefeitura está no caminho tecnicamente perfeito para fazer o atendimento. Ele aproveitou a oportunidade para elogiar mais uma vez a secretária de Saúde de Itu pela força, vontade, capacidade e por querer fazer sempre mais.

Janaina também agradeceu ao deputado Vitor Lippi, definido por ela como um “grande parceiro da cidade”, ao vereador Mané da Saúde por indicar a implantação do serviço, além de enfatizar o trabalho da equipe da Secretaria que não mediu esforços para que o Studio fosse feito em tempo recorde. Divulgou que além dos 400 atendimentos no Studio, outros 2,7 mil foram registrados na Clínica Kindú e mais de mil atendimentos na clínica de fisioterapia localizada na região do Pirapitingui. Ressaltou que a equipe da Secretaria sempre fará o possível por uma saúde melhor para a população ituana.

O deputado Vitor Lippi argumentou que como profissional de saúde (ele é médico por formação), sabia o quão importante era aquela inauguração e comentou que o Pilates colabora com a recuperação e também com a preparação para cirurgias, em especial, as ortopédicas. Afirmou que Janaina é uma pessoa, assim como ele, apaixonada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mané da Saúde, que é o autor da lei municipal que “Institui o Projeto Pilates na Clínica de Fisioterapia Reolando de Arruda Carneiro – Kindú – no Município de Itu, e dá outras providências”, ressaltou os benefícios do serviço que foi inaugurado e o empenho de toda a equipe da saúde para viabilizar o Studio Reabilitar.

O Studio Reabilitar está estruturado com os quatro principais aparelhos do Pilates (barrel, chair, reformer, cadillac), bolas suíças, tonning ball, over ball, disco de equilíbrio. O encaminhamento para o referido serviço se dará por meio de avaliação dos pacientes que já estão em tratamento na Clínica Kindú. Ou seja, ao serem avaliados por fisioterapeutas da Clínica Kindú, se constatada a necessidade de Pilates, haverá o encaminhamento.

O Pilates é um método de exercícios físicos que fortalece e alonga toda a musculatura. Também é uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental. O método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, por meio de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve), além disso, melhora a respiração, a circulação sanguínea, a coordenação motora e a flexibilidade, previne e recupera lesões, reduz o estresse e alivia as tensões.

O método Pilates tem grande eficácia em pacientes com desvios posturais, dores crônicas, desequilíbrios musculares, pré e pós-operatório, alterações posturais, idosos, gestantes, entre outros.