Secretarias
HomeNotícias“Quarto Azul” do Hospital Municipal de Itu completa um ano

“Quarto Azul” do Hospital Municipal de Itu completa um ano

Imagem mostra o interior do Quarto Azul dentro do Hospital Municipal, em comemoração ao um ano.

Desenvolvido especialmente para receber crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas no Hospital Municipal de Itu (HMI), o “Quarto Azul” completa um ano neste dia 10 de maio. Devido ao aniversário do projeto, a Prefeitura divulga que, entre maio de 2023 e abril de 2024, o Quarto Azul recebeu mais de 50 crianças diagnosticadas com TEA. Em média, cinco crianças por mês foram internadas para algum procedimento cirúrgico no Quarto Azul do Hospital Municipal de Itu.

“O Quarto Azul é um espaço que se adequa às necessidades das crianças com TEA e minimiza os traumas decorrentes de uma internação e cirurgia. Nossa equipe avaliou, ao longo desses meses, os benefícios do Quarto Azul e, diante desse resultado, já estamos implantando um quarto nos mesmos moldes no Hospital da Criança”, afirma a secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo.

O Quarto Azul foi pensado com o objetivo de eliminar traumas e reduzir os impactos psicológicos nas crianças e nos familiares, além de proporcionar às crianças internadas e submetidas a cirurgias no Hospital, a possibilidade de vivenciarem uma experiência diferenciada e inspiradora. “Para efetivação do projeto foi preciso entender o que é necessário ao viver de uma criança com TEA e criar um espaço onde ela possa fazer suas atividades favoritas, que atenda às suas necessidades sensoriais e, ao mesmo tempo, estimule o relaxamento”, explica o médico e diretor da Secretaria de Saúde de Itu, Brás Henrique Vieira Alves.

O médico e diretor Técnico e Administrativo do HMI, Vinícius Andriolo, explica que os cuidados com o leito destinado a receber pacientes com TEA começam com a escolha da iluminação, das cores utilizadas nas paredes, do piso mais adequado, além da preocupação relacionada ao ambiente como um todo e, em especial, os estímulos visuais. “Todo o projeto foi pensado como forma de ajudar no processo de acalmar, oferecer segurança e fornecer sensações que as crianças com autismo necessitam. Todo o ambiente segue a mesma linha do projeto de ‘Humanização Cirurgia Pediátrica sem Traumas’, também implementado no HMI e que torna o processo de preparação para a cirurgia humanizado, divertido e carinhoso”, conclui Andriolo.

O Quarto Azul, implantado no Hospital Municipal de Itu, vai ao encontro da Campanha “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo. Uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são autistas.

O Quarto Azul foi equipado com doações da Prefeitura de Itu, Hospital Municipal de Itu, Rotary Club de Itu, Marcenaria Santa Cruz, Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), HMI Comissão de Humanização e AG Plantonista.

O HMI é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura de Itu.