Secretarias
HomeCulturaAutoridades participam de abertura ao público do ateliê de Kobra

Autoridades participam de abertura ao público do ateliê de Kobra

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola com o Secretário de Planejamento Gilmar Pereira observando um obra sendo mostrada pelo artista Eduardo Kobra, em seu ateliê do Kobra

“O olhar cultural do mundo está voltado para Itu. A abertura do ateliê do artista Eduardo Kobra ao público é um marco para a cultura de nossa cidade. Esse espaço de criatividade e as obras expostas mostram o viés social do trabalho feito pelo Kobra, que é uma referência artística no mundo inteiro”, ressalta o prefeito Guilherme Gazzola que, no último sábado (24/02), prestigiou a abertura do ateliê, um dos espaços de trabalho do referido artista que está de portas abertas para quem quiser conhecer os bastidores de sua criatividade.

Por onde anda, o artista brasileiro Eduardo Kobra é alvo da curiosidade das pessoas. Não poderia ser diferente, já que sua obra estampa paredões e fachadas de prédios enormes em todos os cantos do planeta. Justamente para compartilhar com seus admiradores um pouquinho do seu espaço criativo, ele abriu um dos seus estúdios para a visitação pública.

O prefeito, que estava acompanhado pelos secretários municipais Sabrina Souli (Cultura e do Patrimônio Histórico) e Gilmar Pereira (Planejamento e Gestão de Projetos), também destaca o local em que o ateliê de Eduardo Kobra está instalado, o belíssimo FAMA Museu, um dos maiores museus de arte da América Latina, criado pelo renomado empresário e artista plástico, Marcos Amaro.

“Em 2018, quando Marcos Amaro inaugurou o FAMA Museu, no local onde funcionou a Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, uma indústria têxtil de valor afetivo para tantas famílias ituanas, ele presenteou a cidade com um importante espaço para a promoção da cultura em Itu”, enfatiza Guilherme Gazzola.

O empresário Marcos Amaro e familiares, a secretária de Estado de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton, o cônsul da Republica de San Marino em São Paulo, Mario Antonio Turnaturi, entre outras autoridades, prestigiaram o evento.

“Como artista, é uma grande realização ter um ateliê aberto. E isso é muito coerente com toda a minha carreira, já que minha arte sempre esteve nos espaços públicos, ou seja, são acessíveis às pessoas de forma geral”, comenta Kobra. “Trabalhar um pouco mais perto daqueles que gostam do que eu faço também é um jeito de retribuir tanto carinho que recebo”.

O projeto desse espaço reservado para Kobra dentro do FAMA Museu, contou com a colaboração e consultoria de Ricardo Samelli e da Buenavista. Por lá, o público também vai poder conferir algumas obras do acervo do artista.

As portas para o universo do Kobra se abriram em Itu. “Nesses dias, não posso deixar de refletir sobre minha trajetória”, diz ele. “Vim da periferia de São Paulo e só fui entrar em um museu pela primeira vez já adulto. E, agora, é em um museu que abro ao público um de meus ateliês”.

O ateliê fica aberto de quarta a domingo, das 11h às 17h, conforme a agenda de funcionamento do FAMA Museu.

Outras iniciativas do artista em ItuTambém em Itu, Kobra fundou o Instituto Kobra, entidade criada com o objetivo de promover a transformação social por meio da arte. O complexo ocupará uma área de quatro mil metros quadrados.

“Será o primeiro espaço do tipo no Brasil. Teremos o engajamento de diversos artistas de projeção nacional e internacional e daremos oportunidades para crianças, adolescentes e jovens”, adianta. “O Instituto terá um complexo onde acontecerão oficinas, palestras, workshops, exposições e falaremos sobre história da street art”, revela Kobra sobre o projeto.

Eduardo KobraNascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência. Ao longo dos anos, Kobra desenvolveu seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades, fatos históricos e questões sociais em murais gigantescos.

Com obras em cinco continentes, Kobra quebrou recordes de tamanho de murais, incluindo o maior mural grafitado do mundo. Seu trabalho ganhou visibilidade internacional, com destaque para a obra ‘O Beijo’ em Nova York. Além disso, ele recebeu convites de galerias, museus e organizações, incluindo a ONU, para exibir suas obras e participar de projetos de prestígio.

Kobra também se envolve em causas sociais, usando a arte como veículo para promover mudanças positivas. Seu Instituto Kobra busca aproximar a cultura a quem tem menos acesso e apoiar causas humanitárias, enquanto suas parcerias com empresas contribuem para viabilizar seus projetos públicos de grande escala. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender fronteiras e causar impacto positivo no mundo.

FAMA MuseuO FAMA Museu ocupa uma área de 25.000 m2 no centro histórico da cidade de Itu, interior de São Paulo, onde por muitos anos funcionou a Fábrica São Pedro. A antiga indústria têxtil transformou-se no FAMA Museu, instituição privada e sem fins lucrativos voltada para a arte, que é hoje um dos maiores museus privados da América Latina aberto ao público.

Com oito salas expositivas e duas mil obras de arte no acervo, que vão desde o barroco e pré-modernismo até a contemporaneidade, estão presentes nomes como: Aleijadinho, Tarsila do Amaral, Farnese de Andrade, Lorenzato, Flávio de Carvalho, Alfredo Volpi, Hélio Oiticica, Nuno Ramos, Adriana Varejão e Carmela Gross.

O FAMA Museu vem enriquecendo suas atividades e atualmente oferece ao público programação diversificada, que reúne exposições, editais públicos, prêmios e residências artísticas, além de atividades educativas de mediação para todas as idades.