Widget Image
Secretarias
07/04/2024

Arborização Podas e Supressões

A arborização urbana traz diversos benefícios para a população entre eles a estabilidade microclimática, uma cidade adequadamente arborizada apresenta um clima mais ameno, sem grandes variações de temperatura; a melhoria da qualidade do ar, pela adsorção de partículas de poeira e gases pelas folhas das árvores, retirando grande parte da poluição do ar; a captura de carbono da atmosfera, colaborando no equilíbrio na emissão do CO2 (importante gás do efeito estufa); a redução da poluição sonora através do amortecimento das ondas sonoras por barreiras verdes e pelas copas das árvores; melhoria no paisagismo ou do aspecto visual da cidade: principalmente em diferentes épocas de floração multicores, criando diferentes sensações durante as estações do ano; alimento e proteção à avifauna; melhoria da saúde física e mental da população.


Poda e Supressão (retirada, corte) de árvore
Procedimento para solicitar poda ou supressão (retirada, corte) de árvore:

Poda: Para a solicitação de poda de árvore o munícipe deve ligar para o canal 156.

Supressão: O munícipe deve abrir um processo administrativo no setor de Protocolo da Prefeitura, trazendo os seguintes documentos:
– Cópia do espelho do IPTU
-Cópia do documento de identidade (o mesmo que consta no espelho do IPTU)
– 2 (duas) fotos da árvore
A supressão será avaliada por um técnico da secretaria municipal de meio ambiente.


Viveiros
Os viveiros municipais são locais produtores de mudas nativas para a restauração dos biomas de Itu a  mata atlântica e o cerrado.
Os viveiros fazem doações de até 03 mudas para cada cidadão, mediante autorização da Secretaria de Meio Ambiente no endereço Av. Itu 400 anos, 77 – Pq. Ecológico Taboão.
Se você é proprietário rural e gostaria de recuperar sua mata ciliar e nascente procure a equipe de restauração florestal pelo fone: 4025-1412

Contamos com 03 viveiros municipais:

 

Viveiro Taboão
Viveiro localizado à Rua Itu 400 anos, 77 – Bairro Itu Novo Centro, dentro do Parque Ecológico Taboão.
Neste viveiro se produz mudas de  árvores nativas e também mudas para arborização urbana.

Viveiro Escola Agrícola
Viveiro instalado na ETEC Martinho Di Ciero que produz plantas ornamentais para praças públicas e áreas verdes do município de Itu.
Neste viveiro se produz composto orgânico derivado das podas verdes do município transformando-os em adubo e substrato para produção de mudas e adubação dos plantios realizados pela Secretaria.

Viveiro Santa Tereza
Neste viveiro se produz mudas de árvores nativas para restauração florestal de matas ciliares e também mudas para arborização urbana.
Viveiro localizado à Rua João Januário Pamplona, s/nº – Jardim Santa Tereza
Fone: 4013-3357

Por se tratar de Espaço Educador os viveiros municipais recebem visitas monitoradas onde as pessoas podem vivenciar o dia-a-dia da produção de mudas e ampliar os conhecimentos sobre o bioma Mata Atlântica. Agendamento de visitas: (11) 4025 1412, ou [email protected].


Guia de Arborização Urbana