11/04/2024
HomePromoção SocialCampanha contra o trabalho infantil tem lançamento neste sábado

Campanha contra o trabalho infantil tem lançamento neste sábado

A Campanha “Diga não ao Trabalho Infantil. Trabalhar não é Coisa de Criança!” terá seu lançamento neste sábado (20/10), ao meio-dia, no cruzamento da Praça do Carmo com a Rua Floriano Peixoto. O objetivo é conscientizar, principalmente os motoristas, de que as atividades de vendedores de doces, guardadores de carros, limpadores de vidros, entre outras executadas nas ruas por crianças e adolescentes, são formas de trabalho infantil.

Atualmente, o trabalho infantil se concentra em atividades de difícil fiscalização e apresenta-se principalmente em atividades informais, na agricultura familiar, no aliciamento pelo tráfico, em formas de exploração sexual, no trabalho doméstico, e em atividades produtivas familiares.

Em Itu, a campanha é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e do CREAS (Centro Especializado de Assistência Social). As ações de conscientização consistem em breves performances com duração de oito minutos cada (Flash Mob), estiramento de faixa e distribuição de folders. As atividades artísticas ficam por conta de Yara Produções Artísticas e têm a co-produção da Motirô Cultural.

Toda essa mobilização educativa ocorre seguindo diretrizes do governo federal dentro do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que teve inicio, em 1996, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho.

Após o lançamento, a campanha prosseguirá em Itu com intervenções em semáforos da região central (principalmente na Av. Otaviano Pereira Mendes) no período de outubro a dezembro, com oito apresentações em cada mês no horário das 11h às 14h.

Confira a programação completa:

Flash Mob
Dia 20/10
Praça do Carmo com a Rua Floriano em frente aos Correios
Apresentações: 3
Duração: 8 minutos cada

Praça da Matriz
Apresentações: 3
Duração: 8 minutos cada

Em frente da Igreja Santa Rita
Apresentações 3
Duração 8 minutos cada

Intervenções Semáforo das 11 às 14hs
Outubro
Atores Jean e Will
Dias 22, 23, 24, 25, 29, 30 e 31.

Novembro
Atores Flávia e Will
Dias 01, 06, 08, 12, 13, 14, 22, 26 e 28.

Dezembro
Atores Flávia e Will
Dias 04, 06, 11, 12, 17, 18, 19 e 20.