27/04/2024
HomeCultura6º Mostra Livre de Cinema será realizada no Cila

6º Mostra Livre de Cinema será realizada no Cila

Imagem mostra o rosto de uma mulher negra de perfil. Esta faz parte da divulgação da 6º Mostra Livre de Cinema.

A 6ª Mostra Livre de Cinema conta com filmes de curta e longa metragem e ocorre em diversas cidades simultaneamente

Nos dias 11 e 26 de abril, o Cila (Centro Ituano de Letras e Artes) receberá a 6ª Mostra Livre de Cinema, um festival internacional de filmes de curta e longa metragem que ocorre em diversas cidades do estado de São Paulo simultaneamente. Com apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico, o projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Em Itu, a mostra livre de cinema infanto-juvenil apresenta no dia 11 de abril, às 20h, cinco curtas-metragens. A sessão contará com a presença de cerca de 60 alunos do Ibao (Instituto Borges de Artes e Ofícios), mas também permanece aberta ao público em geral. Já no dia 26 de abril, às 13h, um grupo 70 estudantes dos 4º e 5º anos da Rede Saber II prestigiarão a mostra, que também estará aberta ao público.

A Mostra Livre de Cinema contará também com diversas atividades que promovem desenvolvimento de mercado audiovisual, economia criativa, fomento de público e difusão do cinema brasileiro. A produção é da Frame7 Cinema. Toda programação é gratuita. Mais informações no site www.mostralivre.com.br

O Cila está localizado na Praça Conde de Parnaíba, Centro.

Confira a programação da mostra em Itu:11 de abril – 20h – Infanto/JuvenilA menina e o mar – conta a historia de um breve encontro entre um menino e uma garota que tem formas muito diferentes de ver o mundo ao seu redor, onde através desse encontro, ambos aprendem a superar seus medos e desfrutar de seu mundo ao redor. O curta é dirigido por Gabriel Mellin – Brasil.

The birds of Jade Rock – este conto sincero, estrelando um elenco só de mulheres que nunca receberam o roteiro. Elas filmaram as cenas em ordem cronológica da história. Elas estavam sempre no momento, nunca sabendo o que aconteceria em seguida, improvisando corajosamente uma cena de cada vez enquanto vivenciavam o desenrolar da história. Direção de Ryan Fenson-Hood.

Café Salvador – Eugenia é uma brasileira que mora em El Salvador tentando completar suas atividades em um dia louco. A direção do curta é de Angel Ricardo Rysh – El Salvador.

Conforme – em um escritório vazio, um pai e seu filho com um problema de comunicação têm que lutar contra uma fotocopiadora que se tornou perigosa. Direção de Antonie Adbul-Jalil – França.

Se flopar nunca postei – Márcio se muda para a casa onde mora sua prima Karen. Chegando lá, os moradores da casa se envolvem em seu comportamento ao receberem mensagens no celular. Alguém deve detê-lo antes que algo terrível aconteça. Direção: Lucas Zimer – Brasil.

26 de abril – 13h – Mostra InfantilSuper Heróis – Super-heróis famosos cuidam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Direção: Rafael Andrade – Brasil.

Comedores de sonhos – o curta-metragem conta a história de duas criaturas que precisam comer sonhos de crianças humanas. O enredo se desdobra com um pai comedor de sonhos ensinando a seu filho as técnicas para comer um sonho pela primeira vez. Eles entram nos quartos das crianças tentando fazer um lanche, mas algo misterioso acontece e muda o futuro de todos.Direção: Mike da Silva Wanderroscky – Brasil.

Sonhos da Isah: O livro Mágico – Isah está desanimada, recordando a nota baixa que recebeu na avaliação. E nesse instante, surge o seu pai no interior do livro escolar que a convida para uma viagem com destino a uma rota educacional nas suas páginas. Isah, Dinorah e Robobo se unem ao Papai nesta aventura pedagógica. Direção: João Ricardo Costa – Brasil.

Ewé de Òsányin: O segredo das folhas – Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental. Direção: Pâmela Peregrino – Brasil.

A incrível aventura das sonhadoras crianças contra lixeira furada e capitão sujeira – Quando o lixo só cresce e os adultos não se dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do: A atrapalhada Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem. Direção: Beatriz Ohana – Brasil.