HomeEducaçãoCreche Municipal é inaugurada na Vila Progresso

Creche Municipal é inaugurada na Vila Progresso

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto a autoridades em inauguração da Creche Municipal Professora Rosângela Sitta Daldon

Com a inauguração da Creche Municipal Professora Rosângela Sitta Daldon, o governo Guilherme Gazzola passa a atender mais de 4.400 crianças em creches

Nesta sexta-feira (26/04) ocorreu a cerimônia de inauguração da Creche Municipal Professora Rosângela Sitta Daldon, que está localizada na Vila Progresso, e atenderá inicialmente 65 crianças na faixa etária 2 anos a 3 anos e 11 meses. A solenidade contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, dos vereadores Célia Rocha (autora do projeto de lei de denominação da referida creche), Luisinho Silveira e Marcos Moraes, da secretária adjunta de Educação, Sílvia Sório, da diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Itu, Estela Bresciani, da diretora da creche que estava sendo inaugurada, Letícia Emanoelle Vecchiato, familiares da homenageada, secretários e diretores municipais.

Com a inauguração dessa creche, o governo Guilherme Gazzola amplia ainda mais a capacidade desse tipo de atendimento, que quase dobrou em relação à quantidade de vagas de 2017 até hoje. Em abril de 2017 eram 2.406 crianças atendidas em creches municipais. Atualmente, com a inauguração de novas creches e ampliação de vagas são atendidas mais de 4.400 crianças, ou seja, nos dois mandatos do prefeito Guilherme Gazzola foram criadas 2 mil novas vagas para creches municipais.

Como parte dos investimentos em creches outras dez ampliações estão previstas, criando mais 500 vagas. São elas: Creche Municipal Criança Feliz, Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida, Creche Municipal Felipe Peres Tonon, Creche Municipal Lucy Franco Montoro, Creche Municipal Itu Brasil, Creche Municipal Professora Lucila Valente de Almeida, Creche Municipal Adelaide Natalina Castanho Carneiro Teixeira, Creche Municipal Professor Ildecy Alves dos Santos Nunes, Creche Municipal Sérgio Camilo Daccache, Creche Municipal Maria Sueli Trettel Pelisan.

Durante os dois mandatos do prefeito Guilherme Gazzola formam inauguradas sete creches municipais: Creche Municipal Professora Maria Cristina Scalet Moreira (Padre Bento), Creche Municipal Adelaide Natalina Castanho Carneiro Teixeira (Novo Itu), Creche Municipal Dirce Cristina F. Milani (Vila Vivenda), Creche Municipal Professora Regina Aparecida P. R. Tirabassi (Jardim Aeroporto), Creche Municipal Professora Angela Graciema Leis Pinheiro (Santa Rosa), Creche Municipal Professora Rosângela Sitta Daldon (Vila Progresso) e Emei Professora Erika Regina Rodrigues (Bairro Brasil) que também conta com uma creche em funcionamento.

O prefeito Guilherme Gazzola enfatizou a necessidade de constante investimentos em creches municipais, já que recebem crianças no importante momento de vida que é a Primeira Infância. Destacou que aquele espaço receberá, com a homenagem à professora Rosângela, o legado do que ela pensou e sonhou para a educação.

O irmão da homenageada, Milton César Sitta, ressaltou que a vida e o trabalho de Rosângela causaram um impacto transformador e que ela não promoveu somente a transmissão de conhecimento, mas o verdadeiro progresso de cada estudante. Agradeceu às autoridades pela homenagem e comentou que é uma forma de manter viva a memória de Rosângela para que gerações futuras possam se inspirar por sua história e seus valores.

A homenageada

Rosângela Sitta Daldon manifestou o desejo de ser professora ainda quando criança. Estudou em várias escolas em Itu, cursou o Magistério, Pedagogia, Direito e Pós-Graduação em Psicopedagogia, Arte, Educação e Direito Educacional.

Foram 35 anos de dedicação ao ensino público de Itu, trabalhando em várias escolas municipais e estaduais. Rosângela sempre foi muito criativa, inovadora e comunicativa, resolvia as dificuldades de aprendizagem dos alunos e sabia administrar as situações de conflito em sala de aula.

A homenageada casou-se com Celso Camilo Daldon, com quem teve a filha Camila Fernanda que, diante do exemplo da mãe, também segue os caminhos da Pedagogia. Rosângela faleceu em 12 de março de 2020, aos 57 anos, mas permanece na memória de familiares, alunos, professores, equipe gestora e funcionários das escolas por quais passou.