HomeCulturaXXII Festival de Artes de Itu foi sucesso de público

XXII Festival de Artes de Itu foi sucesso de público

Cirquim do Serafim

A 22ª edição do Festival de Artes de Itu chegou ao fim após a realização de 23 espetáculos, com média superior a 150 pessoas por apresentação. Também foram realizadas 12 oficinas que contaram com a participação de 156 alunos. Os shows que mais movimentaram o público foram as apresentações da Banda União & Marielle, que abriu o Festival de Artes no dia 04 de julho, o Jazz na Fábrica, no dia 10 e Emsemble Nahor Gomes & João Lenhari, no dia 16 de julho, todos com público aproximado de 400 pessoas cada.

Encerrando as apresentações, o final de semana do XXII Festival de Artes foi bastante animado. Na noite de sexta-feira (17/07), na Fábrica São Luiz, o Grupo Manuí apresentou Ecos da Paulistânia, que trouxe para o palco um rico relato de um Brasil interior, que deixou em nossa cultura seus traços que persistem até os dias de hoje. Com musicalidade impecável o grupo trouxe o público para dentro do espetáculo por meio de palmas e instrumentos como acordeom, viola caipira, percussão e cavaquinho.

Na tarde de sábado (18/07), na Praça da Matriz, foi a vez de “Máquina de Brasilidades” levar centenas de ituanos e turistas aos risos. Com a participação da plateia, adultos e crianças puderam dar início às apresentações do grupo. Inspirada nas máquinas caça níquel, a instalação funciona somente quando ativada por alguém do público puxando uma alavanca. Cada palhaço para em uma expressão específica e então um cartão saia de dentro da máquina indicando o que seria apresentado. Bumba Meu Boi, capoeira, catira, guaraná, quadrilha e outras tradições da cultura popular brasileira foram apresentadas com muita alegria e descontração.

Já no domingo (19/07), encerrando a programação desta edição do Festival de Artes, o Circo Navegador apresentou o Cirquim do Serafim, também na Praça Padre Miguel. Os dois palhaços, a espera do dono do circo tentam, primeiro armar a lona do circo e depois, montar um espetáculo. Em meio às trapalhadas os dois divertiram o público e encantaram as crianças e aos pais. As duas últimas atrações do Festival foram oferecidas pelo Sesc/Sorocaba com apoio do Sincomércio.

Pelo terceiro ano consecutivo a maioria dos grupos que se apresentaram no Festival de Artes foram projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do edital do Conselho Municipal de Política Cultural, que levaram em conta a diversidade das expressões e os vários públicos pretendidos, democratizando e dando transparência ao processo de seleção.

O XXII Festival de Artes de Itu foi realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura de Itu, Espaço Fábrica São Luiz, Saladenha, Fundação Energia e Saneamento, Museu da Energia – Itu, Sesc/Sorocaba e Sincomércio.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(20/07/2015)