11/03/2024
HomeCulturaWorkshop “O aprendiz de palhaço” abre inscrições nesta terça-feira

Workshop “O aprendiz de palhaço” abre inscrições nesta terça-feira

Nossa Trupe Teatral durante apresentação em julho deste ano na Praça da Matriz

Entre os dias 02 e 19 de setembro acontecem as inscrições para o workshop “O aprendiz palhaço: uma investigação da comicidade e o objetivo”, realizado pela Nossa Trupe Teatral com o professor Rodrigo Cassiano da Costa. O workshop acontece no dia 20 de setembro, e conta com 15 vagas destinadas a atores, bailarinos e estudantes de teatro com idade mínima de 14 anos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O workshop, que também é gratuito, tem como proposta investigar o potencial criativo da máscara do palhaço a partir de exercícios técnicos do trabalho do ator e princípios elementares do teatro como o jogo e a improvisação. Os participantes irão investigar sua comicidade pessoal e a criação do palhaço a partir do objeto buscando uma experiência criativa sobre o viés da comicidade, possibilitando uma vivência inicial na arte do palhaço.

Ainda no dia 20 de setembro, a Nossa Trupe Teatral apresenta gratuitamente o espetáculo “Seu Bonanza”, a partir das 11h, na Praça Padre Miguel. O workshop e a peça de teatro são oferecidas pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante a peça, em um cárcere apertado, em meio a um amontoado de objetos, vive o palhaço Seu Bonanza. O que o levou à prisão, não se sabem mas com brincadeiras e bobagens, Seu Bonanza vai matando seu longo tempo ocioso, esperando uma oportunidade para fugir de sua cela. O espetáculo é uma comédia visual e sem texto (literário) e mostra a arte do palhaço de maneira simples e sensível.

Em junho deste ano a Nossa Trupe Teatral já esteve em Itu, durante o 21º Festival de Artes, com o espetáculo “O pastelão e a torta” que levou o público a dar muitas risadas durante apresentação também realizada na Praça da Matriz.

Texto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu