Widget Image
Secretarias
11/03/2024
HomeCulturaWorkshop “O aprendiz de palhaço” abre inscrições nesta terça-feira

Workshop “O aprendiz de palhaço” abre inscrições nesta terça-feira

Nossa Trupe Teatral durante apresentação em julho deste ano na Praça da Matriz

Nossa Trupe Teatral durante apresentação em julho deste ano na Praça da Matriz

Entre os dias 02 e 19 de setembro acontecem as inscrições para o workshop “O aprendiz palhaço: uma investigação da comicidade e o objetivo”, realizado pela Nossa Trupe Teatral com o professor Rodrigo Cassiano da Costa. O workshop acontece no dia 20 de setembro, e conta com 15 vagas destinadas a atores, bailarinos e estudantes de teatro com idade mínima de 14 anos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O workshop, que também é gratuito, tem como proposta investigar o potencial criativo da máscara do palhaço a partir de exercícios técnicos do trabalho do ator e princípios elementares do teatro como o jogo e a improvisação. Os participantes irão investigar sua comicidade pessoal e a criação do palhaço a partir do objeto buscando uma experiência criativa sobre o viés da comicidade, possibilitando uma vivência inicial na arte do palhaço.

Ainda no dia 20 de setembro, a Nossa Trupe Teatral apresenta gratuitamente o espetáculo “Seu Bonanza”, a partir das 11h, na Praça Padre Miguel. O workshop e a peça de teatro são oferecidas pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante a peça, em um cárcere apertado, em meio a um amontoado de objetos, vive o palhaço Seu Bonanza. O que o levou à prisão, não se sabem mas com brincadeiras e bobagens, Seu Bonanza vai matando seu longo tempo ocioso, esperando uma oportunidade para fugir de sua cela. O espetáculo é uma comédia visual e sem texto (literário) e mostra a arte do palhaço de maneira simples e sensível.

Em junho deste ano a Nossa Trupe Teatral já esteve em Itu, durante o 21º Festival de Artes, com o espetáculo “O pastelão e a torta” que levou o público a dar muitas risadas durante apresentação também realizada na Praça da Matriz.
 
Texto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu