Dentro das comemorações do aniversário de 405 anos da cidade de Itu, a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou neste domingo (22/02), durante o programa Vida em Movimento, uma oficina sobre árvores especiais de Itu.
Nesta oficina de arte os presentes conheceram o cartaz “Árvores Majestosas de Itu” com exemplares que têm algum significado histórico, afetivo ou ambiental para o município. Ao final da oficina, facilitada pela artista plástica Nena Bock, foram reproduzidas árvores e mandalas utilizando o método frottage – técnica onde, com um lápis ou outra ferramenta de desenho se faz uma “fricção” sobre uma superfície texturizada reproduzindo-a em papel.
Sobre o projeto
Cada munícipe poderá contribuir com o projeto “Árvores Majestosas de Itu”, enviando sugestões de árvores. Até o momento, nove árvores foram selecionadas e, dependendo das contribuições, este pequeno cartaz pode se transformar em um catálogo.
Segundo a secretária da pasta, Patrícia Otero, estas árvores serão catalogadas também no Mapa Verde de Itu e inclusas no roteiro turístico, desenvolvido em parceria com a Pró-Tur (Associação Pró-desenvolvimento do Turismo de Itu).
As nove árvores que compõe o cartaz “Árvores Majestosas de Itu” são: Jequitibá Rosa (Estrada Parque – Rodovia dos Romeiros); Jatobá (Sítio Santo Antonio na Estrada Sete Quedas); Figueira Branca (Chácara do Rosário – Rodovia Convenção Republicana); Pau ferro (Avenida Ernesto Fávero – Bairro Jardim do Estádio), Palmeira Real (Praça Regente Feijó – Largo do Patrocínio); Mangueira (pátio interno do Centro Educacional Madre Maria Theodora Voiron, Praça Regente Feijó – Largo do Patrocínio); Canafístula (Parque Chico Mendes, Bairro Cidade Nova) Pau Rei (Praça da Independência (Largo do Carmo) e Ipê roxo (Cemitério Municipal de Itu, praça da Bíblia, Vila São Francisco).
Para participar, qualquer munícipe pode encaminhar sua sugestão, que deve conter uma justificativa e uma foto da árvore para o e-mail [email protected]
Texto: Daniel Assis de Alcântara/AI Prefeitura de Itu
Fotos: Divulgação
(23/02/2015)