27/03/2024
HomeMeio AmbienteVasos de flores são reaproveitados pela Secretaria de Meio Ambiente

Vasos de flores são reaproveitados pela Secretaria de Meio Ambiente

Entre as diversas ações que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu realiza, está a de reutilização dos vasos de flores  que são depositados nos túmulos do Cemitério Municipal. Somente em datas comemorativas, como no último Dia das Mães, foram recolhidos e reutilizados aproximadamente 1,5 mil vasos de flores secas, 750 quilos de substrato e três metros cúbicos de plantas secas.

Cada um deles contêm terra boa (substrato), flor e os vasinhos que, geralmente, são de plásticos. Quando essas plantas morrem, esse conjunto de planta seca, substrato e vaso era descartado para o aterro sanitário, agora é recolhido e enviado ao Viveiro Municipal de produção de mudas.

Todo esse material é reutilizado, as plantas secas vão para compostagem, o substrato base para germinação de mudas e os vasinhos são limpos e utilizados em oficinas de educação ambiental, para produção de mudas e árvores nativas e de plantas ornamentais.

Os vasos, que são fabricados em plástico, são produtos do petróleo, reutilizando os vasinhos são economizados recursos naturais, como energia elétrica e água. Já os vasos rachados são encaminhados para a Comarei (Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu), beneficiando também os cooperados.