07/05/2024
HomeNotíciasTradicional Desfile do Divino será realizado dia 18 de maio

Tradicional Desfile do Divino será realizado dia 18 de maio

Imagem mostra pessoas transitando pela via levando a imagem do Divino Espírito Santo, em edição anterior do tradicional Desfile do Divino

O tradicional Desfile do Divino acontece neste ano com tema: Fraternidade e Amizade Social, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8)

No dia 18 de maio (sábado), às 9h, será realizado o tradicional Desfile do Divino, organizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos. A saída ocorre na esquina da Rua Barão do Rio Branco subindo a Rua Santa Rita, percorrendo a Rua Sete de Setembro, finalizando em frente às escadarias da Igreja Nossa Senhora Candelária (Matriz), onde ocorrerá a benção final do padre.

O Desfile, que ocorre sete semanas após o domingo de Páscoa, tem trajes que remetem à era do império e à corte da imperatriz Isabel de Aragão. Uma multidão de devotos percorre as principais ruas do centro histórico de Itu.

Esta é uma tradição com mais de sete séculos de existência e, neste ano, tem como tema: Fraternidade e Amizade Social, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). Ao longo do percurso serão distribuídos mais de 4 mil pães, produzidos pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e oferecidos por diversas padarias da cidade.

O Desfile contará com os tradicionais carros de bois e também com as participações da Igreja Nossa Senhora Candelária, Grupo da Melhor Idade, Secretaria Municipal da Educação, Folia de Reis e Cavaleiros. O evento terá ainda com o apoio dos soldados do 2º GAC – Regimento Deodoro, que carregarão o andor do Divino Espírito Santo.

Para realização do desfile, as ruas citadas anteriormente estarão interditadas. Com isso, os organizadores pedem a compreensão e a atenção dos motoristas, para que evitem transitar por esses locais. Assim que o desfile passar, o tráfego será liberado para circulação normalmente.

Os organizadores também orientam para que os Cavaleiros que participarão do desfile aguardem em frente à Estação do Trem Republicano (Praça Dr. Gaspar Ricardo, 50 – Liberdade), às 8h.