HomeNotíciasTomorrowland Brasil trouxe diversos benefícios para a cidade de Itu e toda região

Imagem mostra o palco principal do evento Tomorrowland

O maior evento de música eletrônica do mundo injetou na economia regional mais de R$ 700 milhões através de hospedagens, mobilidade, locomoção, alimentação e empregabilidade

Depois de sete anos sem realização, o maior evento de música eletrônica do mundo está de volta ao Brasil. Em sua terceira edição, realizada na cidade de Itu, a Tomorrowland Brasil, reuniu nos dias 12 e 14 de outubro, mais de 120 mil pessoas de 102 nacionalidades em um único propósito: vivenciar uma experiência única através da música eletrônica. O festival, com temática “O Reflexo do Amor”, mobilizou toda a região aplicando mais de R$ 700 milhões na economia em diversos segmentos, desde hospedagens, mobilidade, locomoção, alimentação, comércio e empregabilidade.

O chefe do Executivo ituano, Guilherme Gazzola, considera a realização de um evento deste porte como uma oportunidade, não apenas para Itu, mas para as cidades circunvizinhas: “A Tomorrowland não é apenas um festival, é um catalisador para o crescimento, a diversificação e a promoção de nossa cidade e nossa região no cenário global”. “Itu é a primeira cidade da região trazer grandes festivais e a única da América Latina a receber a Tomorrowland, que já confirmou o seu retorno para 2024, devido ao sucesso dessa edição”, enfatizou.

A organização já confirmou que o festival retorna para Itu em 2024, nos dias 11, 12 e 13 de outubro. “Agradeço a confiança e espero que esta parceria se perpetue por muito mais tempo. Essa confirmação comprova o quanto a cidade está preparada para receber uma festa deste porte e atender todas as demandas necessárias”, finalizou o prefeito de Itu.

O município teve um aumento significativo no turismo e para auxiliar neste atendimento, a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos disponibilizou profissionais bilíngues na rodoviária da cidade para dar as boas-vindas e prestar toda orientação necessária aos visitantes. Mapas Turísticos e Passaportes de Itu foram distribuídos tanto aos turistas quanto aos motoristas de aplicativos. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) também foi um ponto de referência em busca de informações sobre os atrativos de Itu, com destaque para o patrimônio histórico, opções de lazer e de hospitalidade.

Além de impulsionar a economia local, através da rede de hotelaria, restaurantes, motoristas e turismo, o evento ainda gerou diversas oportunidades de emprego direto, registrando o número de mais de sete mil profissionais contratados para atuar na montagem, organização, atendimento, limpeza e segurança. Deste total de contratações, mais de 400 foram realizadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura. Além de realizar este intermédio, a unidade, em parceria com o governo do Estado, disponibilizou diversos cursos de capacitação, com a possibilidade de contratação imediata. Entre os cursos oferecidos estavam: Garçom, Barman, Técnicas de Reciclagem, Operador de Caixa, Auxiliar de Logística, Recepção/Atendimento e Porteiro/Controlador de Acesso.

De acordo com a organização do evento, para montagem do palco principal foram enviados, diretamente da Bélgica, mais de 120 contêineres de 12 metros com equipamentos e toda a estrutura. Foram mais de 40 dias de preparação, resultando em seis palcos, ambientes temáticos e cerca de 630 metros de balcões para comercialização de bebidas e alimentos, além de toda a estrutura necessária para receber as 17 mil pessoas que acamparam na Vila dos Sonhos, a “Dreamville”.

Com uma vasta programação, 150 artistas nacionais e internacionais fizeram a alegria dos festivaleiros, no Parque Maeda. Para tornar o acesso facilitado, a empresa concessionária do transporte público no município disponibilizou uma linha especial com três ônibus, saindo de hora em hora, da Praça Washington Luiz em frente ao Estádio Novelli Júnior até o evento. Em sua maioria turistas, mais de 1,5 mil pessoas usaram essa linha para se locomover na ida e na volta do Tomorrowland.

Fundação TomorrowlandEm meio a tantos benefícios proporcionados pelo festival, uma das grandes conquistas para Itu foi a inauguração da Tomorrowland Foundation, possibilitada pela destinação de mais de R$ 1 milhão, renda revertida através das vendas dos ingressos sociais durante o festival. Esse recurso começa a ser utilizado para a reforma do Centro de Experimentação em Linguagens (Cel), no bairro Jardim Vitória. O projeto proporcionará que crianças tenham acesso às oficinas criativas, por meio da música, dança e arte. A fundação já realizou a doação de mais de 20 equipamentos musicais para a Escola Municipal de Iniciação Artística Manolo Santoro, localizada na Casa da Cultura.

Confira mais informações acessando o link https://itu.sp.gov.br/fundacao-tomorrowland-e-inaugurada-na-cidade-de-itu/