14/03/2024
HomeCulturaTécnico do Iphan visita obras de restauro da Igreja Matriz de Itu

Técnico do Iphan visita obras de restauro da Igreja Matriz de Itu

Na manhã da última terça-feira (19/08) o técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Huides Cunha visitou as obras da nova etapa de restauro que estão acontecendo na Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária.

A nova etapa contempla os bens artísticos integrados a Igreja, como o altar principal de Nossa Senhora Candelária, os altares laterais de Nossa Senhora da Conceição e São Miguel e os altares ao longo da nave e suas imagens. Os recursos são provenientes da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e estão sendo aportados pela Prefeitura de Itu e pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cunha comentou estar muito satisfeito com os resultados que já podem ser vistos e com o trabalho realizado pela equipe. A secretária de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz, o pároco da Igreja Francisco Rossi, o arquiteto Julio Moraes, responsável pelo restauro, assim como a sua equipe também acompanharam a visita.

Em etapas anteriores de restauro foi refeito todo madeiramento do telhado, troca de telhas, calhas, rufos, hidráulica, elétrica, o forro da nave, recuperação do madeiramento com cupim dos nichos laterais e douramento de alguns pontos. O teto da capela-mór também foi restaurado, com limpeza, remoção de cupins e recuperação da pintura de José Patrício da Silva Manso, restauro das imagens de São Paulo e São Pedro, entre outros detalhes.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu