Widget Image
Secretarias
28/10/2021
HomeGestões AnterioresItu passa a contar com contêineres subterrâneos para separação e coleta de resíduos

Itu passa a contar com contêineres subterrâneos para separação e coleta de resíduos

Os contêineres subterrâneos têm capacidade de 3 m³ de armazenamento e neles são destinados rejeitos e materiais recicláveis;

Os contêineres subterrâneos têm capacidade de 3 m³ de armazenamento e neles são destinados rejeitos e materiais recicláveis;

Sistema possui capacidade ampliada sem concorrer com espaço público

A cidade de Itu, reconhecida internacionalmente pela implantação de seu Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos por meio de PPP (Parceria Público Privada), possui agora o sistema de deposição e coleta de resíduos por meio de contêineres subterrâneos.

A inovação foi trazida a partir de exemplos europeus e alavanca ainda mais o nome da cidade quando o tema é limpeza pública. Este novo sistema está atendendo locais onde há resíduos, sem prejudicar a circulação de pedestres e carros e sem poluir visualmente importantes pontos turísticos de Itu.

Isto ocorre porque a deposição do resíduo se dá através de uma lixeira com tampa de aço inoxidável instalada sobre o pavimento. Este modelo prevê a eliminação de odores e a lixeira, diferente dos contêineres externos, não concorre o espaço público com as pessoas.

Os contêineres subterrâneos têm capacidade de 3 m³ de armazenamento e neles são destinados rejeitos e materiais recicláveis. A operação de remoção dos resíduos é realizada sempre à noite sem risco de atravancar o trânsito local.

No total são oito contêineres subterrâneos instalados em seis locais da cidade: 02 da Praça da Independência (Largo do Carmo), 02 Praça Pe. Miguel (Largo da Matriz), 01 na Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel), 01 no Paço Municipal, 01 na Av. Herculano de Godoy Passos e 01 no Fórum (Av. Goiás, Bairro Brasil).

Conscientização

Visando conscientizar os comerciantes do Centro Histórico sobre este novo sistema, na manhã desta quarta-feira (15/07), uma equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma campanha com comerciantes do Centro Histórico da cidade.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(15/05/2015)