20/04/2024
HomeGestões AnterioresSemana das Águas começou com atividades para todas as idades

Semana das Águas começou com atividades para todas as idades

Alunos da Emef Ermelinda Silveira Machado participaram de atividades da Semana das Águas

Com atividades para crianças e adultos começou nesta quarta-feira (16/03) a Semana das Águas, promovida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Já pela manhã, no Parque Almeida Junior, aconteceu a reunião especial do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que contou com a presença da secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, representantes de associações, entidades e secretarias da Prefeitura.

À tarde, no Cea (Centro de Educação Ambiental) Villa, localizado no Presidente Médici, foi a vez dos alunos do terceiro ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ermelinda Silveira Machado participarem das atividades. Divididos em turmas eles puderam participar de uma contação de história com o tema água e também do “Jogo das Bacias Hidrográficas”, que ensina brincando sobre as bacias hidrográficas existentes na cidade e como funciona o ciclo da água.

As crianças estiveram acompanhadas da coordenadora Maria Teresa de Campos e das professoras Alexsandra Padovani e Geslaine Gonella que destacaram a ação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente. “É importante mostrarmos para as crianças a importância da existência dessa data e integrarmos as atividades com as aulas na escola”, comentou Maria Teresa.

Na manhã desta quinta-feira (17/03) foram realizadas uma Oficina de Artes, no Parque Ecológico Chico Mendes, localizado no Cidade Nova, uma roda de conversa “Casa comum, nossa responsabilidade – Campanha Ecumênica da Fraternidade”  e Dança Circular, no Bosque Alceu Geribello. À tarde aconteceu uma visita monitorada ao Parque do Varvito com o tema, “A água e a geologia no Parque Geológico do Varvito”, com os alunos do quinto ano do Colégio Almeida Junior.

“As crianças estavam super empolgadas com a vinda ao Parque porque tiveram aulas de fósseis recentemente, a visita encaixou certinho na matéria”, comentou a professora Marcela Smith.

A programação da Semana das Águas deste ano é destinada a todos que se interessem pelo tema das águas, do meio ambiente e da educação ambiental.  Os objetivos são resgatar e valorizar nossa ligação com a Terra, rever ações e compartilhar reflexões sobre como vamos cuidar das águas nas oficinas, dança, brincadeiras e conversas.

O tema prioritário este ano será a “água virtual”, sou seja, o volume de água utilizado na produção de qualquer bem ou produto, seja de origem animal, vegetal ou mineral, dando uma visão mais abrangente sobre o consumo consciente da água.

A programação é toda gratuita e segue até o dia 23 de março, acompanhe abaixo:

8h30 – Oficina de Artes – Água virtual
Local: Parque Almeida Junior