Widget Image
Secretarias
14/12/2019
HomeGestões AnterioresSemana das Águas chega ao fim e contabiliza mais de 500 participantes

Semana das Águas chega ao fim e contabiliza mais de 500 participantes

O prefeito Antonio Tuíze e a secretária de Meio Ambiente Patrícia Otero participaram de atividade oferecida no Dia Mundial da Água

O prefeito Antonio Tuíze e a secretária de Meio Ambiente Patrícia Otero participaram de atividade oferecida no Dia Mundial da Água

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu encerrou nesta quarta-feira (23/03) as atividades da Semana das Águas com a visita de cerca de 25  alunos, do segundo ano, do Colégio Almeida Junior a nascente existente no Parque Taboão. Na ocasião eles aprenderam como a nascente foi recuperada, qual a vegetação nativa e animais existentes no parque, conheceram algumas ervas aromáticas e temperos, além de participarem de um jogo educativo.

“A visita enriquece o conteúdo aplicado em aula, eles estão aprendendo sobre água e plantas, isso ajuda a fixar melhor a matéria, sem contar a  nova experiência que eles estão adquirindo”, comentou a professora Cilmara Esteves Sonsin.

Ainda na quinta-feira (22/03), quando foi comemorado o Dia Mundial das Águas, os biólogos da SOS Ambiental apresentaram para cerca de 250 alunos das escolas Rogério Lázaro Tochetton e Francisco Nardy Filho, os hábitos de vida de diversas espécies animais e a importância da água para a sobrevivência de todos, inclusive do ser humano.

Com animais vivos e de forma descontraída os biólogos mostraram aos estudantes um jabuti, cobra, perereca, lagarto teiú, baratas da floresta e um filhote de jacaré, descrevendo a importância de cada um em seu habitat e a relação com vida dos demais animais. Ao final os alunos puderam ver alguns animais de perto e tocá-los.

O prefeito Antonio Tuíze participou da abertura do evento e falou sobre a importância da preservação e da importância de levar para a vida o que estavam aprendendo com a apresentação. A secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, também participou e explicou aos estudantes quanto ao gasto de água na produção de bens de consumo como calças jeans (10 mil), leite (255 litros por 250 ml), hambúrguer (2,4 mil litros para um), café (132 litros para 125 ml) e pizza (1259 litros cada) e da relevância de se priorizar o uso de bens ecologicamente corretos.

A Semana das Águas começou no dia 16 de março e reuniu cerca de 550 pessoas durante os 12 eventos realizados. “Neste ano trabalhos o tema ‘água virtual’, mostrando quanto consumimos indiretamente de água, mas a Semana também foi dedicada às matas ciliares, as nascentes, a biodiversidade e a importância de cuidarmos das águas por meio do Jogo das Bacias Hidrográficas de Itu, oferecido para as crianças”, encerrou a secretaria de Meio Ambiente Patrícia Otero.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(23/03/2016)