Widget Image
Secretarias
26/03/2024
HomeGestões Anteriores8º Torneio Inter Canis das Guardas Municipais do Brasil aconteceu no último domingo em Itu

8º Torneio Inter Canis das Guardas Municipais do Brasil aconteceu no último domingo em Itu

Com apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Itu recebeu no último domingo (20/03), o 8º Torneio Inter Canis das Guardas Municipais do Brasil. O evento foi realizado na sede social do SISMI (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Itu), e contou com 16 equipes de canis pertencentes às GCMs de São Paulo e de outros estados brasileiros. Também participaram da abertura do torneio, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes e do secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto.

Ao final de todas as provas, a grande campeã foi a equipe I do canil de Itapevi que, além do troféu de primeiro lugar, foi premiada com um filhote de cão da raça Pastor Belga Malinois. Participando com duas equipes, o canil de Itapevi também conquistou a segunda colocação na classificação geral, seguida pelo canil de Sumaré, em terceiro lugar.

Hoje, o canil é um complemento no trabalho diário das Guardas Civis Municipais, que sempre desempenharam um papel relacionado à proteção do patrimônio físico de uma cidade (prédios públicos, escolas, parque etc.). Isso se dava em virtude da interpretação restritiva do § 8° do art. 144 da CF/88: as guardas municipais são destinadas à proteção dos “bens, serviços e instalações” dos Municípios.

Com a aprovação da Lei n°13.022 de agosto de 2014 ampliou-se essa interpretação, prevendo que as GCMs possam colaborar de forma mais intensa com a segurança pública nas cidades, atuando em parceria com as Polícias Civil, Militar e Federal.

Texto e fotos: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu

(23/03/16)