HomeEmpregoSebrae de Itu quadriplica atendimento em 7 anos

Sebrae de Itu quadriplica atendimento em 7 anos

Imagem mostra a Sala do Sebrae de Itu, local onde vão ocorrer dois novos cursos voltados aos empreendedores itunos.

Os postos de atendimento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mantidos em Itu pela Prefeitura, mais que quadriplicaram o número de atendimentos presenciais nos últimos 7 anos. Em 2017, a quantidade de atendimentos registrados foi de 1257, já o ano de 2023 fechou com o saldo de 5947.

A evolução neste período foi constante, tendo o registro de maior alta a partir de 2020, quando houve a criação da Secretaria Municipal de Emprego e Trabalho. “A implantação de nossa pasta na estrutura da administração municipal foi uma decisão estratégica e acertada por parte do prefeito Guilherme Gazzola, no sentido de estimular as práticas de estímulo e geração de empregos na cidade, assim como facilitar parcerias bem sucedidas como é o caso entre a Prefeitura e o Sebrae”, comenta o secretário Olavo Volpato.

Os postos do Sebrae de Itu também marcam progressivo número de novos clientes neste mesmo intervalo de tempo, partindo de pouco mais de 2 mil e chegando a superar 4 mil. Vale frisar que, antes da pandemia, Itu tinha apenas um Posto do Sebrae. Hoje, a cidade conta com três: um no Instituto Legislativo Ituano, outro na Subprefeitura do Pirapitingui (bairro Cidade Nova), além do localizado no andar térreo da Prefeitura. Com a ampliação dessa parceria e investimento em capacitação profissionalizante e de Empreendedorismo, Itu se tornou a única cidade de médio porte do Brasil a ter três unidades Sebrae.

“A cidade se tornou referência na questão dos créditos ao pequeno empreendedor, inclusive inaugurando no Pirapitingui uma unidade do Banco do Povo. A Prefeitura focou na desburocratização através da simplificação dos processos, buscando melhorar o ambiente de negócios local e dando mais agilidade para os empreendedores, tornando o espaço de atendimento mais receptivo e agradável, além da criação de um ambiente virtual e automatização dos sistemas. Dessa forma desenvolvemos um tratamento diferenciado pequeno empreendedor”, declara Olavo a respeito de outros resultados diante das demandas dos empreendedores.