04/03/2024
HomeNotíciasReinauguração do espaço do CRAS Pipa teve abertura da sede do Criança Feliz e entrega de nova quadra

Em uma única solenidade realizada nesta quinta-feira (02/02), foi reinaugurado do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Pipa e a aberta da sede do Programa Criança Feliz. Na mesma oportunidade, marcando a data em que Itu completou 413 anos, houve a entrega de nova quadra no local. Toda a estrutura física do CRAS Pipa, instalado no Parque Industrial, passou por obras com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento aos usuários dos serviços, englobando as outras melhorias citadas.

Em seu discurso, o prefeito Guilherme Gazzola ressaltou que “o homem não pode perder a capacidade de se indignar e que esse deve ser o norte da promoção social nas suas atitudes”. O chefe do Executivo também agradeceu a união das equipes de todas as secretarias municipais e enfatizou que “não é possível governar sozinho; que é preciso liderar e convencer, pois quando se convence o trabalho se perpetua”.

Entre as autoridades presentes, estavam a secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Alzira Aparecida de Almeida Guimarães de Paula, o vice-prefeito Luciano do Secom, vereadores, secretários e diretores municipais. Em seu discurso pela reinauguração do CRAS Pipa e pela abertura da sede do Programa Criança Feliz, a secretária Alzira destacou a sensibilidade do prefeito Guilherme às ações sociais e agradeceu a parceria das demais secretarias em trabalhos conjuntos com o de sua pasta.

As obras, que foram executadas por meio de verba federal, contemplaram as seguintes melhorias: reforma do telhado com troca e tratamento do madeiramento e aplicação de verniz, troca de forros para lâminas de PVC, troca de caixa d’água, reparos e aplicação de resina no pátio interno, troca de piso de algumas salas, regularização de piso na área externa e parte do calçamento, revisão e ajustes na parte elétrica, troca de luminárias, revisão e adequação da parte hidráulica, instalação de novos bebedouros, reboco e pintura interna e externa da área construída, troca de portas, colocação de gradil em toda a extensão do terreno, obras de contenção de água com recolocação de grelhas e canaletas no terreno, reforma da quadra com colocação de concreto usinado, pintura e colocação de tabela de basquete, revitalização do jardim, entre outras.

Com essa reforma, adequação e ampliação, o CRAS Pipa passa a ter uma estrutura física com recepção, cozinha, banheiros femininos, masculinos e para deficiente, sala de coordenação, almoxarifado, sala do Programa Criança Feliz, sala de atendimento do Cadastro Único, sala de equipe técnica, sala de atendimento individual, sala de orientadora social, despensa, duas salas multiuso (I e II), depósito e espaço de convivência.

O CRAS Pipa abrange 40 bairros e, no período de 3 de janeiro de 2022 a 3 de janeiro de 2023, 7.240 pessoas foram atendidas nos diversos serviços ofertados. O equipamento conta com equipe multidisciplinar constituída por um coordenador, dois assistentes sociais, um psicólogo, uma orientadora social, um auxiliar administrativo, uma recepcionista, uma professora de Educação Física, uma monitora, um auxiliar de limpeza, uma merendeira (terceirizada) e facilitadores de oficinas (Taekwondo, Musicalização, Artes e Dança).

No referido CRAS são oferecidos os atendimentos: Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Atendimento Integral à Família (PAIF), Programa Prospera Família, Programa Criança Feliz, além de encaminhamentos à rede de serviços socioassistenciais, visitas domiciliares, campanhas institucionais, busca ativa, atendimentos diversos (ID Jovem, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Água e Energia, Documentação Civil, entre outros).

Criança FelizAs obras sede do Programa Criança Feliz também foram viabilizadas com recurso federal. O programa fará uso da estrutura do CRAS para os atendimentos, tendo uma estrutura exclusiva para essa finalidade. Uma coordenadora municipal, uma supervisora e oito visitadores (estagiários de curso de Psicologia) formam a equipe de atuação. Destinado a crianças de 0 a 6 anos e a gestantes, o Criança Feliz tem como objetivo o desenvolvimento integral por meio de orientações e acompanhamento visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.