19/03/2024
HomeNotíciasNúcleo de Apoio Municipal ao Autista é inaugurado no dia do aniversário da cidade

A programação de aniversário da cidade contou ainda, ao final do dia 2, com a inauguração do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista. A implantação desse serviço é mais um investimento na área da saúde ao longo dos dois mandatos do prefeito Guilherme Gazzola, que enalteceu, durante a cerimônia de inauguração, que o dia amanheceu literalmente no “nascer” de uma nova escola, quando todos se emocionaram, sentindo que é possível fazer, e terminou com a entrega daquele Núcleo, que é um movimento acolhedor de um tema difícil de ser discutido que é o autismo, tão novo apesar de tanto falado.

Localizado na Rua do Patrocínio, 113, o novo equipamento visa o atendimento e estimulação precoce para potencializar os resultados das terapias e contará com atendimento psicológico, de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutricionista, neuropediatria, psiquiatria infantil e musicoterapia. Guilherme Gazzola mencionou que o equipamento é o segundo entre as cidades circunvizinhas, sendo que o outro está localizado em Campinas, e que dispõe de pessoas qualificadas em cada área para que ocorra análise apurada dos casos, a fim de evitar erro de diagnóstico.

A secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, destacou a importância do diagnóstico precoce para contribuir com o desenvolvimento dos assistidos. Falou também sobre o esforço em reunir serviços de outras secretarias no local, para evitar o deslocamento das famílias. “A partir de amanhã nosso Núcleo estará com as portas abertas e, nós, de braços abertos e de mãos dadas para o autismo”.

Entre as demais autoridades presentes estavam o vice-prefeito, Luciano do Secom, o presidente da Câmara de Vereadores, Normino da Rádio, secretários e diretores municipais, pais e cuidadores de autistas.

O encaminhamento ao Núcleo será designado pelo pediatra e ou médico que acompanha a criança ou jovem (assistidos com até 18 anos). Com o encaminhamento em mãos, o paciente passará por uma avaliação com equipe multidisciplinar.

Também serão oferecidos aos pais/cuidadores apoio psicológico, atividades para o bem estar (como ioga), cursos profissionalizantes, entre outros.