Alguns pontos da cidade recebem água por períodos mais prolongados para manter a pressurização da rede, informa concessionária
LEGENDA: Foto mostra uma das represas da Bacia do Santo Antonio, ainda com nível muito baixo apesar das chuvas. Imagem foicaptada na tarde desta quarta-feira 12/11
O sistema de racionamento de água em Itu vai ser mantido até que a situação dos mananciais que abastecem a cidade esteja confortável. Mesmo com as chuvas registradas neste início de novembro, que chegaram a 184mm, as represas que compõem as bacias hidrográficas do município apresentam, em média, com apenas 50% de sua capacidade de armazenamento preenchida, informa a concessionária Águas de Itu. Com a expectativa da ocorrência de mais chuva nas próximas semanas, a concessionária mantém a operacionalização do rodízio, disponibilizando água pela rede de distribuição em dias alternados, respeitando a divisão dos bairros da cidade em dois grupos e reforçando o atendimento pontual com caminhões-pipa nas regiões mais altas.
A situação dos mananciais foi discutida pelo Comitê de Gestão da Água de Itu, composto por representantes da Prefeitura, concessionária e Agência Reguladora (AR-Itu) e sociedade civil. “O momento ainda é delicado e é importante que a população continue colaborando, usando a água de forma racional e sem desperdícios”, destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal e porta-voz do Comitê, Marco Antonio Augusto.
A concessionária informa que alguns pontos da cidade estão recebendo água por períodos mais prolongados. Isso acontece devido a manobras que aumentam a pressurização da rede visando atender pontos altos, mais sensíveis ao rodízio. No entanto, a frota de caminhões-pipa, com veículos contratados pela concessionária e também os contratados pelo poder público, por meio de convênio com a Defesa Civil do Estado, continua operando diariamente.
Paralelamente, a concessionária mobiliza nesta semana dez equipes de manutenção da rede de água que atuam nas ruas para atender o aumento das ocorrências de vazamentos, verificados após disponibilidade de maior pressão nas redes.
Obras para captação no Mombaça e Pau D´Alho e de desassoreamento
Ao mesmo tempo em que as represas começam a se recuperar do longo período de estiagem que atingiu a cidade, com a efetiva chegada do período de chuvas, a concessionária Águas de Itu dá continuidade ao trabalho de implantação da adutora de captação de água dos ribeirões Mombaça e Pau D´Alho. O assentamento dos tubos prossegue tanto na área urbana quanto na rural. Dos 22,5 quilômetros de extensão da adutora, cerca de 9 quilômetros de tubos já foram instalados.
Os trabalhos para o início do desassoreamento das represas também continuam, com a preparação dos acessos de máquinas e caminhões. A ação, instalada nesta semana na represa do Fubaleiro, objetiva aumentar a capacidade de reservação de água dos mananciais que auxiliam no sistema de abastecimento do município.
BOX
Legislação prevê fiscalização e multa contra desperdício
A volta das chuvas e a recuperação, ainda que parcial das represas que abastecem o município, fizeram com que alguns moradores mudassem seu comportamento em relação ao uso racional da água. Apesar dos alertas da concessionária Águas de Itu e do poder público de que o sistema de racionamento continua em vigor, há moradores que se utilizam de mangueiras para lavar calçadas, garagens e veículos.
Para combater o desperdício, a Agência Reguladora alerta para a existência de legislação específica. A Lei Municipal nº 1078/2009 prevê fiscalização pelo Executivo Municipal, em parceria com a concessionária. Em caso de reincidência do uso inadequado ou desperdício, constatado pela fiscalização, será aplicada multa no valor de 10% sobre o valor registrado no consumo de água do mês anterior.
De acordo com a Agência Reguladora, o objetivo não é punir, mas conscientizar as pessoas para gravidade da situação que o município ainda está enfrentando em função da severa estiagem.
Denúncias
A população ituana pode colaborar, denunciando casos de desperdício de água, para que sejam apurados. Esse trabalho é feito com o apoio da Guarda Civil Municipal que, num primeiro momento orienta o infrator e, em caso de reincidência, elabora a ocorrência. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 199 (Defesa Civil/GCM), 0800 7224827 (Águas de Itu), ou pelo email da Agência Reguladora, que é o [email protected].
“O racionamento não foi suspenso, nossos mananciais ainda não estão recuperados e ainda que já estivessem, não podemos desperdiçar água de forma alguma, muito menos lavando calçadas ou veículos”, reforça o porta-voz do Comitê, Marco Antonio Augusto.