HomeCulturaProjeto Empório Cultural traz atrações gratuitas para o Mercadão

Projeto Empório Cultural traz atrações gratuitas para o Mercadão

Imagem mostra a fachada do Mercado Municipal, local em que serão realizadas as atrações do projeto Empório Cultural

Todos os sábados, a partir de 6 de maio, com o Empório Cultural os munícipes poderão prestigiar atrações gratuitas no local

No próximo dia 6 de maio (sábado), a partir das 19h30, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, dá início ao projeto Empório Cultural, no Mercado Municipal. Já em sua estreia, o público poderá prestigiar a apresentação cultural do Nenê do Cururu, com versos trovados típicos que enaltecem a cultura caipira, seguido pela apresentação de Grilo e Banda, que resgatará o pop rock dos anos 80 e 90, com muita animação.A partir de então, todos os sábados, o Empório Cultural trará atividades artísticas, gastronômicas, além de incentivar a economia criativa. O objetivo é que, com a implantação deste projeto, seja resgatada a importância do espaço público, que completa 118 anos no mês de maio. O local contribui desde o início do século XX para o crescimento urbano na região, tornando-se nesse contexto, uma nova referência de cultura e entretenimento de qualidade em Itu.

MERCADO MUNICIPAL
A proposta para edificação do Mercado Municipal de Itu data de 1886, mas sua inauguração somente iria se concretizar a 14 de maio de 1905. Construído com projeto do escritório técnico de Ramos de Azevedo, responsável pela construção do Teatro Municipal de São Paulo e de inúmeras outras importantes obras em todo o Estado, o mercado apresenta espaços livres que constituem pequenas praças.
O local foi reinaugurado no dia 19 de dezembro de 2019, depois de uma completa reforma do prédio, com a substituição da fiação elétrica, rede de água e esgoto. Além disso, houve a revitalização dos boxes, com a instalação de rede de gás natural e um sistema de ar condicionado.

Saiba mais sobre esta e outras atrações turísticas históricas de Itu através do link: https://itu.sp.gov.br/turismo/historicos/