HomePlanejamentoPreparativos para o Censo 2020 já começaram

Preparativos para o Censo 2020 já começaram

Na tarde da última terça-feira (23/04), Flávio Augusto de Paula, chefe de Agência e José de Oliveira Pereira, coordenador de área do Censo Demográfico 2020, ambos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estiveram reunidos com o prefeito Guilherme Gazzola para comunicar que os preparativos para o Censo Demográfico 2020 estão em andamento.
O prefeito destacou que dará todo o apoio necessário para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível, de forma que todos os dados possam ser levantados como desejado. A previsão é de que o Censo seja realizado pelo IBGE a partir de agosto do próximo ano.
O intuito da parceria é ampliar a divulgação do Censo e conscientizar a população quanto à importância de atender o recenseador e responder com precisão os questionamentos que serão realizados.
A base de dados do IBGE, conquistada por meio do Censo Demográfico, produz informações atualizadas e precisas que são fundamentais para o desenvolvimento e implantação de políticas públicas e para decisões sobre a realização de investimentos tanto do governo quanto da iniciativa privada.
Para que os dados sejam precisos, estão sendo testados os fluxos de trabalho e novas tecnologias de coleta de dados. O IBGE tem realizado levantamentos sobre a infraestrutura urbana dos municípios para facilitar o trajeto e a logística dessa operação.
Os resultados obtidos por meio da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do país. Vale lembrar que a base regional do IBGE está sediada em Itu e também abrange Salto, Indaiatuba, Elias Fausto, Cabreúva e Porto Feliz. Somente em Itu serão visitados cerca de 60 mil imóveis.
O último Censo foi realizado em 2010 e posteriormente foram feitas projeções e estimativas de crescimento, que impactam inclusive no repasse de recursos aos municípios.