15/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura implanta novas sinalizações verticais para estacionamento de curta duração na região central

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Itu realizou, no início desta semana, a implantação de sinalização vertical de Estacionamento Regulamentado (paradas rápidas/estacionamento de curta duração), em alguns locais da região central da cidade. Esta sinalização define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos.

A área de estacionamento de curta duração é a parte da via sinalizada para estacionamento não pago, com uso obrigatório do pisca-alerta ativado, em período de tempo determinado e regulamentado de até 30 minutos. Em Itu, O tempo determinado é válido em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Foram implantadas sinalizações nos seguintes locais: Rua Santa Cruz, Rua Maestro Elias Lobo (até a Rua Madre Maria Theodora), Rua Floriano Peixoto, Rua Barão do Rio Branco (até a Rua Vinte de Janeiro) e Avenida Dr. Octaviano Pereira Mendes (em frente ao terminal rodoviário).

Esta operação visa o facilitar o fluxo viário em locais que possuem grande circulação de veículos, como o modelo implantado há algum tempo na região da Vila Nova. A nova sinalização contará com o prazo de um mês sem aplicação de multa ao infrator, por estar em caráter de implantação. Agentes de Trânsito realizarão a fiscalização dos locais que receberam as especificações de estacionamento, com o objetivo de orientar e advertir os motoristas, quanto à adequação nas vias sinalizadas.

Toda ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes segue as diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o artigo 12, inciso I da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e conforme Decreto nº 4.711 de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito.

Texto e fotos: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu

(06/04/16)