15/04/2024
HomeNotíciasPolo Turístico e Gastronômico é entregue à população ituana

Polo Turístico e Gastronômico é entregue à população ituana

Imagem mostra a Avenida Ernesto Fávero, local onde foi inaugurado o Polo Turístico e Gastronômico.

Na ocasião, o responsável da pasta estadual, em nome do Governador Tarcísio de Freitas, reiterou o compromisso do Estado de São Paulo junto à cidade

Na manhã desta terça-feira (09/01), ocorreu a cerimônia de inauguração do Polo Turístico e Gastronômico, localizado na Avenida Ernesto Fávero, no bairro Rancho Grande. A solenidade contou com as presenças do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e do secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Cesar Calixto, representando o prefeito Guilherme Gazzola.

A cerimônia também foi prestigiada pelos vereadores Marcos Moraes, Luizinho Silveira e Normino da Rádio, além de autoridades municipais e representantes de cidades da região. Calixto agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância de inaugurar mais um espaço de convívio social para os munícipes. “Mais que um novo espaço para nossos munícipes, temos que lembrar que os investimentos aplicados no turismo, também promovem renda, emprego e desenvolvimento para a cidade”, afirmou.

Já o secretário estadual, Roberto de Lucena, destacou a relevância da obra: “esta é primeira obra de turismo que estamos inaugurando no Estado em 2024 e, por isso, eu fiz questão de estar presente, podendo ver que Itu é prova de que os recursos públicos estão sendo investidos para a melhoria da cidade em prol da população”. Ainda na ocasião, o responsável da pasta estadual, em nome do governador Tarcísio de Freitas, reiterou o compromisso do Estado de São Paulo junto à cidade para o desenvolvimento das atividades turísticas.

Com um investimento de R$ 2.140.962,00, provenientes de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), a segunda fase da obra entregue agora, conta com a construção de cinco quiosques, de 47 m² (entregue por meio de processo licitatório, onde os interessados apresentaram propostas para utilização), ligação de água e esgoto, além de melhorias ao entorno, como acessibilidade e lombofaixas.

O local conta ainda, com pista de caminhada, iluminação em led, paisagismo, recapeamento e reconstrução de pavimento, realizado na primeira fase da obra, que contou com um investimento de R$ 2.234.134,67, também provenientes do governo do Estado. O Polo Turístico e Gastronomico abriga ainda o Quarteirão das Crianças, recentemente entregue, sendo um espaço totalmente voltado para a Primeira Infância, com pinturas contendo sugestões de brincadeiras no solo, parquinho e atividades lúdicas para estimular a criatividade dos pequenos.