HomeEducaçãoPetrans forma mais de 1200 alunos no primeiro semestre de 2013

Petrans forma mais de 1200 alunos no primeiro semestre de 2013

As Secretarias Municipais de Educação e Segurança, Trânsito e Transportes realizaram de 24 de junho a 02 de julho, as formaturas do Petrans (Programa Educacional de Trânsito), nas escolas pertencentes à rede municipal de Ensino.

Foram formados alunos das escolas: EMEFEI Márcio João de Arruda, EMEF Monsenhor Camilo Ferrarini, EMEF Profª Ermelinda Silveira Machado, EMEFEI Dona Gabriela Emilia C. Pacheco, EMEFEI Profª Maria Aparecida T. Navarro Dias, EMEFEI Walter Friedrich, EMEFEI Rotary Itu / Terras de São José, EMEFEI Profª Rachel Steiner Leitão, EMEF Padre Bento, EMEFEI Camping Santa Fé, EMEF Profª Marilze Calil e EMEF Francisco Ursaia.

Lançado e implantado em 2009, o Petrans já formou mais de 11 mil crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas.

O Petrans tem a coordenação do GCM 2ª Classe Bellão e ainda os instrutores GCM 2ª Classe Catarino, GCMF 2ª Classe Sueli Garcia, GCMF 2ª Classe Ivone, Eva Bellão e a GCMF 2ª Classe Maria Aparecida. O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos. Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

O Petrans formou mais de 1.200 crianças neste primeiro semestre de 2013, sendo que no segundo semestre a expectativa é formar mais de 1.400 alunos.

Texto: Fábio Navarro
 Fotos: Prefeitura de Itu