Widget Image
Secretarias
21/10/2021
HomeCulturaObras de Restauro do Cruzeiro Franciscano são retomadas

Obras de Restauro do Cruzeiro Franciscano são retomadas

As obras de restauro do Cruzeiro Franciscano, localizado na Praça Dom Pedro I, foram retomadas nesta semana. Agora o trabalho está à cargo da empresa Julio Moraes Conservação e Restauro, que está realizando a higienização e tratamento das rochas de arenito e varvito do monumento.

Todo o trabalho está sendo realizado por equipes especializadas levando-se em conta a importância do monumento, exemplar único desse sistema construtivo na técnica de cantaria. É um dos principais pontos turísticos da cidade e encontra-se com graves problemas estruturais, por isso, sua restauração é tão importante.

Em um primeiro momento do restauro foram realizadas pesquisas arqueológicas em seu entorno já que, por meio de escaneamento por radar realizado anteriormente, foram encontrados sinais de objetos logo abaixo do solo. No local diversos pequenos artefatos foram encontrados como pedaços de louça, cerâmica, vidros, um botão, uma chave, uma medalha entre outros, que foram analisados para catalogação e datação. Tudo isso, por meio de análise de especialistas, diz muito sobre o estilo de vida e hábitos que eram levados em cada uma das épocas representadas pelos artefatos, assim como dá indícios do que havia no local.

Também foi encontrado um assentamento de pedras, que pode estar relacionado com a construção que existia no entorno da cruz e foi retratada pelo artista ituano Miguelzinho Dutra. Majoritariamente, o que foi achado é em varvito, constante presença em calçamentos e mais uma comprovação da primeira marca cultural ituana, a utilização de uma rocha local no sistema construtivo da cidade desde sua origem.