05/03/2024
HomeEducaçãoNova creche com 140 vagas é inaugurada no Jardim Aeroporto

Nova creche com 140 vagas é inaugurada no Jardim Aeroporto

Na manhã desta segunda-feira (19/07), foi inaugurada a Creche Municipal “Professora Regina Aparecida Pavani Ricieri Tirabassi”, localizada no Jardim Aeroporto. A creche atenderá 140 crianças, na faixa etária de 04 meses a três anos e seis meses.
Durante a cerimônia de inauguração o prefeito Guilherme Gazzola destacou a importância da educação na vida dos cidadãos. “Abrir uma escola é um dos mais emocionantes atos que um prefeito pode fazer, ainda mais quando essa escola é uma creche e, mais ainda, quando se sabe que a Prefeitura de Itu investe de forma consistente no que se chama primeira infância, período em que se esculpe o ser humano. Quando entramos no governo, havia um déficit de quase duas mil crianças fora da sala de aula e, hoje com o Concilia, não temos nenhuma criança que busca o atendimento fora da escola”, comentou Gazzola.
Com área total de mais de 1,5 mil m² e área construída de mais de 775m² o local conta com sete salas de aulas, cinco solários, diretoria, cozinha, lactário, dois sanitários para alunos, três sanitários PNE (masculino e feminino), um sanitário com cubas para banhos dos bebês, sala de enfermagem, depósito, lavanderia, copa e despensa.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Vereadores Thiago Gonçales, os vereadores Célia Rocha e Luisinho Silveira, a diretora da creche Rosana Beraldinelli dos Santos, a diretora do departamento de educação infantil Estela Bresciani, demais secretários e diretos municipais. A mãe, a irmã, o marido e os filhos da homenageada também estiveram presentes.
“Quando inauguramos uma unidade como esta, não estamos apenas dando oportunidade dos pais estarem com tranquilidade de terem suas crianças bem cuidadas, bem alimentadas, mas mais do que isso, essas crianças no futuro saberão que tiveram uma educação privilegiada no começo da vida, tiveram uma formação de qualidade”, destacou o secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli.
Desde o dia 05 de julho as crianças estão frequentando a creche que, assim como as outras unidades de Educação Infantil do município, é um espaço de vivência educativa que garante os direitos de aprendizagem elencados ao Base Nacional Comum Curricular com os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Um espaço de compartilhamento de saberes, em que as crianças se sintam provocadas a desempenhar um papel ativo em ambientes de convivência e desafios, entrelaçados com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade.
Com a inauguração desta segunda-feira, a cidade passa a contar com 21 creches próprias e mais quatro conveniadas. Desde o início do governo Guilherme Gazzola, em 2017, foram entregues quatro novas creches, somando mais de 500 novas vagas, sem contar as ampliações que também geraram vagas suficientes para sanar a fila de espera.
A Creche Municipal “Professora Regina Aparecida Pavani Ricieri Tirabassi”, fica na Rua Alfredo Gomes, 07, Jardim Aeroporto.

Homenageada
Ituana, nascida em 19 de maio de 1965, dedicou-se a educação infantil como professora e diretora, sempre muito dedicada e atuante. Formou-se no curso de magistério da Escola Estadual “Professor Antônio Berreta” e, posteriormente, no Colégio “Junqueira Ortiz”, em técnico de contabilidade. Sua formação superior ocorreu no Centro Universitário “Nossa Senhora do Patrocínio”, em pedagogia, nas áreas de docência e administração e supervisão escolar.
Ingressou na Secretaria Municipal de Educação em 1987, permanecendo até seu falecimento, em 11 de março de 2019.
“Minha filha vivia pelas crianças, deixava de lado seus próprios afazeres para fazer pelas crianças, estou muito feliz com essa homenagem”, falou Marina de Bernardes Pavani, 76 anos, a mãe da homenageada.