HomeTurismoMercado Municipal restaurado reabre as portas à população

Mercado Municipal restaurado reabre as portas à população

Em solenidade assistida por centenas de pessoas, prefeito afirma que, com a reinauguração, Itu resgata um dos seus cartões-postais

Esse sonho hoje se torna realidade e chama-se Mercado Municipal de Itu”, discursou emocionado o prefeito Guilherme Gazzola durante a cerimônia de reinauguração do referido prédio, nesta quinta-feira (19/12), às centenas de pessoas que compareceram ao local para ver novamente o espaço de portas abertas.

O centenário e histórico prédio, projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e inaugurado em 1905, passou por restauro no valor de R$ 4.500.000,00 obtidos pela Prefeitura de Itu junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) do Governo Estadual.

O secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Vinícius Salton, presente ao evento, comentou que sonhava em ver o Mercado restaurado e que recebeu o aval do prefeito Guilherme Gazzola para viabilizar a obra. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, revelou.

O subprefeito da cidade de São Paulo e ex-secretário Estadual de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, e a deputada estadual Maria Lúcia Amary, destacaram a determinação e competência da atual gestão municipal em investir no turismo como geração de empregos e no resgate ao patrimônio histórico. A deputada Maria Lúcia afirmou ainda que o prefeito Guilherme Gazzola tem sido orgulho não só para Itu, mas também o Estado de São Paulo.

Também prestigiaram a cerimônia o ex-diretor do DADETUR, Antonio Vaz Serralha, que na oportunidade representou a Secretaria Estadual de Turismo, o vice-prefeito Caio Gaiane, a primeira-dama Patrícia Müller Gazzola, o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Givanildo Soares da Silva, vereadores, secretários e diretores municipais, e representantes da empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia, responsável pelas obras de restauro do Mercado Municipal.

O Mercado Municipal está situado na Praça da Bandeira, 104, Centro.

Restauro

A obra de restauro do Mercado Municipal de Itu contemplou a substituição de toda a fiação e rede de água e esgoto, revitalização dos boxes, execução de rede de gás para atendimento individualizado dos boxes, instalação de ar condicionado central e, agora, o prédio está monitorado por câmeras.

Para retomar a construção original, houve readequação das aberturas de lojas para a parte interna do prédio. Os originais de fachada, esquadrias e calçamentos foram mantidos e novos sanitários foram construídos, devidamente adaptados.

Além de recuperar um rico exemplar da arquitetura do início do século 20, a ideia é que esse equipamento público histórico e cultural seja um novo espaço para a boa gastronomia e para os produtores locais, o que certamente valorizará e incentivará ainda mais o turismo em Itu e no Estado de São Paulo.