Secretarias

Gestão do Lixo

Itu possui um Plano de Gestão de Resíduos promulgada pelo decreto 1962 de 21/12/2013 onde se estabelece diretrizes e regramentos para as destinações corretas de cada tipo de resíduos.
Elaborado à luz da Política Nacional de Resíduos, lei federal nº 12305/2010,  onde a inovação é a gestão  compartilhada entre o poder público, as cooperativas de catadores e os fabricantes/indústrias através da logística reversa realizam a gestão dos resíduos dos municípios.

Em Itu as estruturas físicas existentes para o recebimento dos resíduos é assim composta:

CTR (Central de Tratamento de Resíduos)
O CTR atua no tratamento e disposição final dos resíduos urbanos gerados no munícipio, cessando o uso dos dois aterros atualmente ativos (sanitário e inertes), promovendo seu reaproveitamento e consequentemente agregando valor ambiental e econômico. A imensa estrutura traz inúmeras vantagens na promoção de ações que impactam positivamente o meio ambiente e transformam o futuro, como geração de Biogás, produção de energia elétrica, melhoria do ar, proteção de manancial e solo, além da preservação do ecossistema.
Itu é a primeira da cidade e uma das pioneiras de todo o país.

Aterro Sanitário Pinheirinho – DESATIVADO
Neste aterro são destinados resíduos domiciliares considerados “REJEITO”
REJEITO são resíduos que não tem destino para o processo de reciclagem.
Ex: pano velho, embalagens metálicas, restos de alimentos, papéis higiênicos.
O que for rejeito deve ser descartado no container cinza.

Aterro de Resíduos da Construção Civil
O aterro do Bom Retiro localiza-se na Estrada Sete Quedas s/n – Bairro Progresso.
Esse aterro recebe resíduos da construção civil (entulhos), podas de árvores e móveis.

Coleta Seletiva em Parceria com COMAREI – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu
A Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu através de parceria com a Prefeitura de Itu realiza a coleta seletiva dos recicláveis.
A COMAREI tem dois centros de triagem à Rua Astro Sintra, 80 – Jd. São Judas e Rua Liogina Lopes da Silva, 51 – Jd. Europa.

Os materiais recicláveis são:
Metal
Chapas metálicas; latas de alumínio; panelas; fios; arames; pregos; parafusos; tampinhas; sucatas de ferro; objeto de bronze, cobre e zinco; latas de folhas de flandres (latas de óleo, latas de salsichas, leite em pó e molhos).
Plástico
Copos; utensílios domésticos; embalagens de refrigerante e água; brinquedos; sacos de leite; frascos diversos (produtos de higiene, condicionador, shampoo, produtos de limpeza em geral); embalagens de margarina; sacos; sacolas; tubos e canos de PVC.
Vidro
Copos; garrafas; potes; frascos; perfumaria; produtos de higiene e limpeza.
Papel
Jornais; revistas; papelão; formulários; papeis brancos; cartões; cartões; cartazes velhos; folha de caderno; provas; rascunhos; aparas de papel; cartolina; embalagem de ovo; fotocópia; envelopes; listas telefônicas; embalagens Tetra Pak e caixas em geral.
Óleo de cozinha usado
Coloque numa garrafa plástica e entregue fora do saco.
Eletrônico
Computador; TV; aparelho telefônico e eletrodomésticos.
Pilha e bateria

O que são rejeitos:
Descarte no container cinza.

Metal
Clips; esponjas de aço e pilhas.
Plástico
Bandejas de isopor; tomadas; cabos de panela; embalagens metalizadas; náilon; poliéster; acrílicos; fraldas e absorventes.
Vidro
Espelhos; lâminas; pirex; vidros de box de banheiro; lâmpadas; louças; cristais; cerâmicas e tubos de TV.
Papel
Etiquetas; fitas adesivas; papel carbono; papel plastificado; papel parafinado; bituca de cigarro; fotografia; fita crepe; guardanapos; lenços descartáveis e embalagens metalizadas (bolachas, pó de café).