HomeGestões AnterioresItu registra cerca de 900 novos MEIs em um ano

Itu registra cerca de 900 novos MEIs em um ano

Nos últimos doze meses, cerca de 900 novos cadastros de Micro Empreendedor Individual (MEI) foram abertos em Itu. Com isso, o município soma 4.852 MEIs registrados, o que coloca a cidade no 50º lugar do ranking estadual, composto pelos 645 municípios paulistas, e em 1º lugar na região de Sorocaba. Os dados são da Secretaria Municipal de Apoio ao Emprego e ao Desenvolvimento Empresarial.

Para abrir um MEI, o cidadão precisa atender aos seguintes requisitos: não possuir sócio nem participar de sociedade; faturamento inferior a R$ 60 mil por ano (média de R$ 5 mil por mês); ter até um colaborador devidamente registrado, recebendo um salário mínimo ou piso da categoria (aquele que for maior); e exercer uma das 500 atividades que são permitidas ao MEI e que podem ser consultadas no site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/atividades-permitidas.

Para dar entrada na solicitação, basta acessar o site www.portaldoempreendedor.gov.br e preencher os dados solicitados no item “MEI – Microempreendedor Individual”. O Posto de Atendimento ao Empreendedor de Itu orienta que, antes de formalizar seu MEI pelo portal, o interessado compareça até o Posto que fica no térreo da Prefeitura para receber as orientações necessárias.

Os cadastrados possuem benefícios como cobertura do INSS (aposentadoria por idade e por invalidez, pensão por morte, auxílio doença, salário maternidade e auxílio reclusão) após atender os prazos de carência e efetuar os pagamentos em dia, menores custos com funcionário, acesso a serviços bancários e menores tributos, entre outras vantagens.

Em 2016, os microempreendedores individuais pagam R$ 44 para o INSS e uma taxa de R$ 1 se for comércio ou R$ 5 se for prestador de serviços.  Esses valores são fixos e não variam conforme o faturamento da empresa.

(12/05/2016)