24/03/2024
HomeSaúdeItu é o primeiro município do Estado a obter adesão ao sistema de inspeção federal

Na próxima segunda-feira (22/06), às 9h30, no auditório do Centro de Formação de Professores, no Paço Municipal, será realizada solenidade de oficialização da adesão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Itu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). O SIM de Itu se tornou o primeiro no estado de São Paulo e o décimo primeiro do Brasil a obter reconhecimento nacional, segundo decisão publicada no Diário Oficial da União.

A decisão ocorreu após auditoria realizada por fiscais federais que avaliaram o serviço desempenhado pelo órgão municipal, sua infraestrutura, capacitação técnica e qualidade de inspeção. Com isso, o órgão passa a fazer parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), através do Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal (SISBI – POA), e todo estabelecimento aprovado e indicado por ele poderá vender seus produtos não só em âmbito municipal, mas em todo o território nacional.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, devem passar por inspeção sanitária todos os produtores de alimentos de origem animal como leite (e seus derivados), carnes, ovos, peixe e mel, que queiram comercializar seus produtos. Em todo o Brasil, apenas 11 municípios conseguiram ter seus serviços de inspeção validados em âmbito federal, a maioria na região sul do País.

Durante a solenidade, haverá ainda adesão de um estabelecimento ao SISBI e registro no SIM de mais um estabelecimento.

SIM

Em Itu, o Serviço de Inspeção Municipal foi criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, em março de 2014 e conta com uma equipe multidisciplinar formada por dois veterinários com especialização em inspeção de alimentos, dois gestores ambientais e um técnico. Até o momento, o órgão registrou 4 estabelecimentos e 16 produtos.

A avaliação leva em conta toda a cadeia produtiva, desde a origem da matéria prima até a elaboração do produto final, enfatizando princípios de higiene e sanitização dos estabelecimentos e seus equipamentos. Além de estimular os produtores locais a saírem da clandestinidade, o SIM fortalece a agricultura familiar, garante a segurança alimentar ao consumidor final e responsabilidade ambiental.

Texto: Leivanira Prieto/Angélica Estrada/Prefeitura de Itu