Widget Image
Secretarias
15/07/2024
HomeEmpregoItu é finalista nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Itu é finalista nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola com os prêmios em mãos.

Com o projeto “Desenvolve Itu”, a cidade ficou entre as 25 finalistas na categoria ‘Sala do Empreendedor’. Evento foi realizado em Brasília (DF)

Itu ficou entre as 25 cidades finalistas na etapa nacional do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), na categoria ‘Sala do Empreendedor’. Na cerimônia de premiação, realizada no dia 11 de junho em Brasília (DF), estiveram presentes do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, o secretário municipal de Emprego, Olavo Volpato e o diretor da Sala do Empreendedor e do Sebrae Aqui de Itu, João Januário e representantes de mais de 378 municípios brasileiros. Com o projeto “Desenvolve Itu”, a cidade conquistou o 1º lugar na etapa Estadual, realizada em abril.

Ao todo, 240 projetos disputaram a grande final após a etapa estadual, que contou com a participação de representantes municipais de todas as Unidades da Federação. Representando o Sebrae e a Federação, participaram do evento o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; o presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, José Zeferino Pedrozo; o secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Tadeu Alencar, representando o chefe da pasta, Márcio França e o deputado federal Helder Salomão (PT/ES), que é presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas.

A cerimônia teve a presença de gestores públicos, lideranças e autoridades que acreditam no potencial do empreendedorismo para transformar realidades, superar desafios e construir uma sociedade mais próspera e inclusiva. “Nós vamos sair desse evento com uma enorme responsabilidade: aqui está a grande solução, sobretudo para um país inclusivo, que possa distribuir a renda e eliminar problemas que infelizmente ainda são visíveis em nossas cidades”, destacou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

O Projeto Desenvolve Itu, inscrito na categoria, trata da ampliação e inauguração de novos espaços do Empreendedor, unidades do Sebrae Aqui e posto do Banco do Povo Paulista. Um projeto robusto, que conta com ações de incentivo fiscal para atração de empresas, incentivo aos pequenos negócios e elaboração de práticas para capacitação e geração de renda. Um programa que traz desenvolvimento, competitividade, empreendedorismo, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e oportunidades para transformar vidas. “Esta é a primeira vez na história de Itu que chegamos à final deste importante prêmio. Fiquei muito honrado em poder estar ao lado de 25 cidades brasileiras nesta etapa.

O objetivo geral da premiação é destacar o papel da Prefeitura e o seu comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública”, ressaltou Gazzola. Nas últimas três edições da premiação, Itu foi destaque no Estado de São Paulo: em 2019, foi 3º lugar na categoria “Desburocratização”; em 2022 – 2º lugar na categoria “Sala do Empreendedor”, e – este ano – ficou entre os cinco melhores na categoria Desburocratização e 1º lugar na “Sala do Empreendedor”, o que levou à cidade à premiação nacional.

O XII PSPE recebeu mais de 2,5 mil inscrições de todo o país – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Na história do prêmio, que teve início em 2001, já são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais.

Conheça os projetos vencedores por categoria:

Sala do Empreendedor – Projeto: “Sala do Empreendedor Inteligente” – Prefeitura de Estreito (MA).
Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo – Projeto: “Eita Recife”- Prefeitura de Recife (PE).
Compras Governamentais – Projeto: “Programa Alimentação Escolar Regionalizada” – Prefeitura de Tauá (CE).
Empreendedorismo na Escola – Projeto: “Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego” – Prefeitura de Assaí (PR).
Turismo & Identidade Territorial – Projeto: “Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano inteiro!” – Prefeitura de Brotas (SP).
Sustentabilidade e Meio Ambiente – Projeto: “Curitiba Cidade Sustentável” – Prefeitura de Curitiba (PR).
Cidade Empreendedora – Projeto: “Dash um banho, Floripa!”- Prefeitura de Florianópolis (SC).
Governança Territorial – Projeto: “Oeste Limpo” – Prefeitura de Santa Rita de Cássia (BA) representante do consórcio formado por outros 10 participantes (Baianópolis, Barra, Buritirama, Correntina, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Muquém do São Francisco, Tabocas do Brejo Velho, Universidade Federal do Oeste da Bahia e Governo do Estado da Bahia).
Empreendedorismo Rural – Projeto: Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional – Prefeitura de Rolim de Moura (RO).
Inclusão Produtiva – Projeto: “Porto Murtinho na Rota” – Prefeitura de Porto Murtinho (MS).