06/04/2024
HomePlanejamentoItu acumula saldo positivo na geração de empregos no 1º semestre

Itu acumula saldo positivo na geração de empregos no 1º semestre

Dados são do CAGED. O aquecimento do mercado também é sentido no PAT e na Sala do Empreendedor

O município de Itu apresenta saldo positivo na geração de emprego neste ano, no acumulado entre janeiro e maio. A informação provém de dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, por meio CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O resultado reflete a quantidade de admissões e desligamentos no período em questão, destacando que em todos os meses avaliados houve mais contrações formais do que demissões.

Até o momento foram acumuladas 511 admissões, o que equivale a mais da metade do total de 963, referentes ao ano passado. As ocupações que lideram as contratações em Itu são alimentador de Linha de Produção e auxiliar de Escritório.O bom desempenho é puxado pelos setores da Indústria de Transformação e Serviços.

O aquecimento do mercado de trabalho em Itu também é percebido no balanço do primeiro semestre do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e da Sala do Empreendedor. Nos seis primeiros meses deste ano, o PAT captou 765 vagas, realizou 3901 encaminhamentos e totalizou 28911 atendimentos. A cidade já conta com 7969 MEIs (Microempreendedores Individuais), sendo 827 desses formalizados neste ano.

O Sebrae Aqui somou 2145 atendimentos e 222 participantes em seus cursos. O crédito emprestado aos Microempreendedores neste período foi de R$ 235 mil, chegando a um valor médio de R$ 8,7 mil por contrato.