Widget Image
Secretarias
24/03/2024
HomePlanejamentoItu está prestes a completar oito mil MEIs formalizados

Itu está prestes a completar oito mil MEIs formalizados

Desde que a Lei Complementar que regulamenta o MEI (Microempreendedor Individual), passou a vigor há dez anos, a cidade de Itu acumula 7969 MEIs. Somente do final de 2016 até o mês passado, foram formalizados 2474 novos MEIs no município, o que equivale a cerca de 32% do total. Os dados podem ser consultados no Portal do Empreendedor.

As atividades de cabeleireiros (8,2%), comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (8%) e obras de alvenaria (5,3%) obtiveram o maior número de formalizações. Destes, 54,2% são homens e 45,8% são mulheres. A faixa etária dos 31 aos 40 anos é a que possui mais formalizados, com 2.441, o que representa 30,6%.

Facilitando a regularização de empresários e trabalhadores informais, o MEI se transformou na porta de entrada para o empreendedorismo. Essa modalidade jurídica e tributária possibilita que profissionais autônomos e informais sejam reconhecidos com novo status no mercado e conquistem direitos que, em muitos casos até então, estavam fora de suas realidades.

Os interessados em formalizarem os seus negócios podem procurar pela Sala do Empreendedor no piso térreo da Prefeitura de Itu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.