HomeSaúdeHospital Santa Ignês Itu inicia atividades em novembro

Hospital Santa Ignês Itu inicia atividades em novembro

Foto frontal do Hospital Santa Ignês

Evento marca o lançamento do Hospital na cidade

Na última sexta-feira (30/09), o Plano Hospital Samaritano (PHS Samaritano Saúde) realizou o lançamento do Hospital Santa Ignês Itu. Em uma cerimônia para convidados na Fazenda Embaúva Eventos, aconteceu a apresentação do projeto do Hospital, previsto para iniciar as atividades na primeira semana de novembro.

“A inauguração de mais um equipamento de saúde na cidade é sempre positiva. Eu me recordo que, ao assumirmos a gestão municipal em 2017, Itu contava apenas com o hospital da Santa Casa. Em nosso primeiro mandato, inauguramos o Hospital Municipal e, neste ano, o Hospital da Criança, todos atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a inauguração do Hospital Santa Ignês, Itu passará a contar também com dois hospitais particulares, o que fortalece o atendimento nessa área em nosso município”, avalia o prefeito Guilherme Gazzola.

O Hospital Santa Ignês Itu está sendo construído num terreno de 18.682 metros quadrados na Rua Parque do Varvito próximo à Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia. A área total de construção é de 10.500 metros quadrados e a obra será entregue em duas etapas.

A primeira fase – cuja previsão de entrega é novembro – engloba o Pronto-Socorro adulto e infantil, quatro consultórios, Sala de Emergência, Sala de Gesso, Observação adulto com 05 leitos e infantil com 03 leitos. Laboratório. Exames de imagens como Ultrassom, Raio-X e Tomografia também serão realizados no local. Há ainda um Ambulatório de Especialidades e o Espaço Saúde do Departamento de Medicina Preventiva do PHS Samaritano Saúde com 04 consultórios e sala de atividades. São 78 vagas de estacionamento.

O Centro Cirúrgico com 06 salas incluindo uma sala especial para parto em que as famílias poderão conhecer o bebê logo após o nascimento entra na segunda fase da obra. Assim como a Recuperação Pós-Anestésica e a Internação com 21 quartos privativos e 39 leitos que estão sendo construída no piso superior.  A previsão de entrega dessa etapa é no início de 2023.

Quando o projeto estiver finalizado, o Hospital Santa Ignês Itu contará também com Unidades de Terapias Intensivas com 10 leitos adultos e 10 neopediátricos e um total de 160 leitos de internação.

O projeto
O projeto do Hospital Santa Ignês Itu é diferenciado. A construção foi planejada dentro dos conceitos biofílicos, de integração à natureza para o bem-estar dos pacientes. Os quartos da Internação, por exemplo, terão visão para uma grande área verde. Jardins internos e externos, elementos paisagísticos e acabamentos mais naturais compõem a estrutura da Unidade.

Novo local
Com o início do atendimento no Hospital, o Pronto Atendimento, Ambulatório de Especialidade e demais serviços do PHS Samaritano Saúde que, hoje, são oferecidos no centro da cidade passarão a acontecer no Hospital Santa Ignês Itu.