Widget Image
Secretarias
HomeSaúdeCampanha Outubro Rosa conscientiza a população sobre o câncer de mama

Campanha Outubro Rosa conscientiza a população sobre o câncer de mama

Foto de um aparelho de ultrasonografia

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância dos exames preventivos, a Secretaria Municipal de Saúde promove mais uma edição do Outubro Rosa, campanha que ocorre em todo o mundo. O Outubro Rosa em Itu conta com a parceria da ONG Mais Vida, OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia, Rotary Club Itu, Rotary Itu Terras de São José, Rotary Convenção e Associação das Famílias de Rotarianos de Itu (Afri).

Como parte da programação haverá diversas atividades ao longo deste mês como, por exemplo, realização de exames de Papanicolau, mamografia, ultrassom de mama e transvaginal; ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na sede do Grupo da Melhor Idade; decoração de alguns imóveis com a cor rosa; distribuição de laços na cor rosa alusivos à campanha e de panfletos informativos.

É importante destacar que todos os exames serão realizados mediante agendamento nas UBS. Para mais informações é necessário procurar a UBS mais próxima de sua residência.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, com taxas mais altas entre as que residem nas regiões Sul e Sudeste. A estimativa para o ano de 2022 é de 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Homens também desenvolvem câncer de mama, mas segundo o INCA estima-se que a incidência nesse grupo represente 1% de todos os casos da doença.