08/03/2024
HomeSaúdeHospital Municipal passa a contar com oito leitos de UTI a partir de segunda-feira

As obras dos oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal, que estão em fase final, foram vistoriadas na tarde desta sexta-feira (27/03), pelo prefeito Guilherme Gazzola. A inauguração online desses leitos, que seguem os padrões do Ministério da Saúde, ocorre na próxima segunda-feira (30/03), às 10h.

Com a abertura desses oito leitos no Hospital Municipal, a cidade de Itu amplia a capacidade de atendimento em UTI, considerando que passa a contar com um total de 33 leitos desse tipo. Os leitos estão assim distribuídos: oito no Hospital Municipal, 19 no Hospital São Camilo e seis na rede particular.

A UTI, de acordo com Resolução do Ministério da Saúde, deve contar com materiais para punção lombar; materiais para drenagem liquórica em sistema fechado; materiais para aspiração traqueal em sistemas aberto e fechado; aspirador a vácuo portátil; ventilador pulmonar mecânico microprocessado; equipamento para ventilação pulmonar mecânica não invasiva; materiais para traqueostomia; materiais para acesso venoso profundo, entre outros.

A cidade de Itu também dispõe de 65 respiradores, sendo 18 da rede municipal (12 no Hospital Municipal, sendo cinco recém-adquiridos, quatro na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e dois no Pronto Atendimento Municipal – PAM) e os demais na rede particular.