Widget Image
Secretarias
09/08/2022
HomeSaúdeHospital da Criança celebra mais de 4 mil atendimentos em apenas um mês

Hospital da Criança celebra mais de 4 mil atendimentos em apenas um mês

Completando, neste dia 9 de junho, um mês de atividades, o Hospital da Criança de Itu já celebra a marca de 4030 atendimentos, que equivale à metade dos pacientes infantis acolhidos em unidades municipais de saúde no referido período. O número (atualizado na tarde de ontem) é ainda mais significativo se comparado com o que ocorre em grandes centros como, por exemplo, a cidade de Osasco que tem uma população quatro vezes maior do que a de Itu e recebeu, praticamente, o mesmo volume de crianças em duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h).

Um dos principais diferenciais oferecidos pelo novo equipamento é a possibilidade de internações infantis que, durante esse primeiro mês de operação totalizaram 36 pacientes. Com uma estrutura totalmente voltada para o recebimento das crianças, o novo hospital, inaugurado pela Prefeitura de Itu, por meio de sua Secretaria de Saúde, tende a absorver ainda mais a demanda infantil, que segue sendo recebida normalmente na UPA Nossa Senhora Aparecida e no PAM (Pronto Atendimento Municipal) da Vila Martins.

Essa expectativa se justifica à medida que os munícipes considerarem todas as vantagens que o Hospital da Criança oferece. A unidade de saúde recém-aberta conta com três consultórios médicos, atendimento durante as 24 horas do dia, classificação de risco e internação com 12 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, sala de observação, sala de medicação. No local também são realizados exames de laboratório e de imagem (estes últimos com apoio do Hospital da Santa Casa) e sessões de fisioterapia de forma lúdica.

A equipe do Hospital da Criança está constituída por médicos pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, psicóloga, além das equipes administrativa, de limpeza e de controle de infecção hospitalar. A estrutura hospitalar dispõe ainda de uma brinquedoteca (equipada com TV e brinquedos), de cadeiras reclináveis e armários para as mães junto aos leitos de enfermaria, e alimentação para o acompanhante do paciente. O Hospital da Criança funciona na Rua Joaquim Bernardes Borges, 372, Centro.

Cartão Cidadão
Outra marca conquistada neste primeiro mês do Hospital da Criança de Itu foi o expressivo percentual de 55% de atendimentos registrados no Pronto Socorro Infantil que se deram mediante apresentação do Cartão Cidadão Itu. O documento agiliza o acesso aos serviços públicos, propiciando o uso da tecnologia para agendamento de consultas, cadastros e petições. Isso só vem sendo possível pois, desde agosto de 2021, todos os sistemas da Prefeitura de Itu estão digitalizados.

Na área da saúde, além da velocidade no atendimento, o Cartão Cidadão tornará viável a manutenção de um prontuário único e integrado entre todas as unidades municipais, oferecendo uma recepção mais personalizada, já que o histórico clínico dos pacientes poderá ser consultado sempre que necessário pelas equipes médicas. A dispensação de medicamentos pelo sistema público também ficará mais ágil com o uso do cartão. Para os próximos meses, a mesma tecnologia possibilitará o agendamento ou cancelamento online de consultas, bem como a visualização por parte do usuário cadastrado de todos os seus atendimentos e vacinas aplicadas na rede municipal.