16/03/2024
HomeGestões AnterioresGuarda Municipal promove atividade de conscientização ambiental

Guarda Municipal promove atividade de conscientização ambiental

Amigo secreto da caneca traz conscientização, economia aos cofres públicos e contribuição para o meio ambiente

Consolidando seu comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade e cumprindo as diretivas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, mesmo estando localizada fora do prédio verde da Prefeitura, promoveu na manhã desta sexta-feira (28/06), relevante contribuição para o meio ambiente.

Visando a economia no uso de copos plásticos, funcionários desta secretaria realizaram um “Amigo Secreto da Caneca”. Além do secretário Marco Antonio Augusto, cerca de 30 funcionários da Guarda Civil Municipal de Itu (GCMI), Proteção e Defesa Civil e Departamento de Trânsito e Transportes participaram da brincadeira presenteando e ganhando uma caneca que será utilizada no seu dia a dia.

Ações de sustentabilidade no âmbito local têm sido cada vez mais um diferencial do governo atual, onde os gestores públicos passam a ser os principais atores de mudança. Embora esta ação possa parecer pequena e simples, realizada diariamente, o resultado final surpreende.

Considerando que cada indivíduo pode chegar a utilizar até 10 copos descartáveis por dia (utilizados para o consumo de água ou café) e que só nesta ação, 30 funcionários da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes estão participando, o número de copos descartáveis que deixarão de ser utilizados pode chegar a 300 copos por dia, ou 6,6 mil copos mês, o que dá um saldo de quase 80 mil copos economizados em um ano.

Texto: Daniel Assis de Alcântara
Fotos: GCM Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu