HomeCulturaGalileu Bicudo começa a receber exposição de artes ao ar livre

Galileu Bicudo começa a receber exposição de artes ao ar livre

Parceria entre Prefeitura e FMA cria o Parque Escultórico Linear com peças de arte contemporânea a céu aberto

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Itu e a FMA (Fundação Marcos Amaro), a Avenida Galileu Bicudo está se tornando uma verdadeira galeria de artes a céu aberto. Teve início nesta semana a implantação do projeto Parque Escultórico Linear, que expõe peças de arte contemporânea ao longo dos canteiros da via para livre apreciação do público.

A ideia, que agora começa a ser colocada em prática, partiu da FMA, que disponibilizou esculturas de artistas renomados para serem distribuídas ao longo da Galileu Bicudo. A curadoria do projeto selecionou obras com valor significativo no contexto nacional, servindo como uma ponte para o diálogo entre a Itu barroca e a arte moderna. A mostra é realizada sem nenhum custo aos cofres públicos.

“Assim que recebemos essa proposta da Fundação Marcos Amaro, logo percebemos o imenso valor dessa iniciativa. São poucas cidades brasileiras que podem ostentar uma exposição artística deste nível ao ar livre, atraindo a atenção, não apenas dos moradores, mas também de turistas. É uma oportunidade única”, declara o prefeito Guilherme Gazzola.

A Fundação Marcos Amaro mantém em Itu a FAMA (Fábrica de Arte Marcos Amaro), instalada na antiga indústria têxtil São Pedro. O espaço abriga peças do acervo do artista e colecionador Marcos Amaro, dispondo de mostras fixas e temporárias, focadas em arte contemporânea com ênfase no tridimensional. De visitação gratuita ao público, a FAMA também promove a produção e o fomento de arte, sendo uma referência nacional no segmento.