28/04/2024
HomeCulturaExposição sobre Educação Patrimonial faz parte do Festival de Artes

Exposição sobre Educação Patrimonial faz parte do Festival de Artes

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto aos secretários Plínio e Sabrina, com a equipe do Shopping Plazza

A mostra fica disponível para visitação no shopping da cidade até o final de dezembro

Nesta quarta-feira (29/11) foi realizada a abertura da mostra “Conexão Educação Patrimonial – Uma Exposição Para Pertencer”, no Plaza Shopping Itu, como parte da programação oficial do 29º Festival de Artes de Itu. O material de Educação Patrimonial tem por objetivo desenvolver o senso de pertencimento e identidade dos alunos das escolas municipais, além de reforçar e valorizar a história de Itu, por meio da cultura e educação. Agora, o material utilizado em sala de aula está disponível para visitação no shopping da cidade, para que toda a população possa conhecer mais sobre a história de Itu.

O prefeito Guilherme Gazzola esteve presente no evento e destacou que Itu é uma cidade com muita história que deve ser contata. “Itu tem o privilégio de ter muito para contar sobre a história do Brasil através da história da própria cidade. Esse material didático tem um poder muito grande de explicar a história para os cerca de seis mil alunos que já o utilizam e visitam os locais exibidos no material, por morarem na própria cidade”, explicou Guilherme.

A secretária de Cultura, Sabrina Souli, também participou da abertura e falou sobre a importância da população conhecer sobre a história da cidade. “De junho a setembro deste ano, foram mais de 1.960 crianças só do 5º ano que conheceram os locais da cidade através dos guiamentos. Esse projeto começa a se expandir para fora da sala de aula para que a população também tenha conhecimento da grandeza da nossa história”, destacou Sabrina.

Além disso, Plínio Bernardi, secretário de Educação, também presente na exposição, contou que o projeto é um sonho que se tornou realidade. “Esse projeto é resultado de um sonho que nasceu lá atrás, e com o trabalho árduo das secretarias, colocamos em prática. Nós conseguimos trazer para as crianças a história do que elas veem no dia-a-dia, pois temos a sorte de morar em um berço histórico”, finalizou o secretário.

Também compareceram à abertura o secretário de Planejamento, Gilmar Pereira, a secretária de Comunicação, Flávia Frossard, o gerente de Marketing do Plaza Shopping Itu, Edgar Silveira, a representante do Aprende Brasil (empresa responsável pelo material), Renata Alves e demais secretários e diretores municipais.

A exposição fica disponível no Plaza Shopping Itu (Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199 – Jardim Paraiso), próximo ao Papai Noel, até o final do mês de dezembro. O local pode ser visitado todos os dias, das 10h às 22h.

O 29° Festival de Artes continua até o dia 10 de dezembro, com diversas atrações, oficinas, exposições e apresentação. Confira a programação neste link. https://webapp364327.ip-45-33-7-60.cloudezapp.io/

Material de Educação PatrimonialO material de Educação Patrimonial, que passou a fazer parte da grade curricular das escolas municipais de Itu em setembro de 2022, foi distribuído em 28 escolas e contempla cerca de seis mil estudantes do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental I. O tema é abordado durante as aulas de artes, uma vez por semana e, além de aprender em sala de aula, os alunos têm a oportunidade de conhecer os locais estudados.As escolas ou instituições que tiverem interesse em aplicar o material em suas aulas, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone: (11) 4886-9791.