HomeNotíciasEmpreendedores da área são homenageados no Encerramento da Semana da Conscientização Turística

Prefeito Guilherme Gazzola acompanhado de empreendedores da área exibindo seus certificados.

Na ocasião, além das homenagens aos empreendedores da área, também foi celebrado o Dia Nacional do Turismo e o Dia do Artista Plástico, através de palestra sobre a vida e a obra do ituano Almeida Júnior

A 2ª Semana da Conscientização Turística, que ocorreu entre os dias 3 e 8 de maio de 2023, teve sua cerimônia de encerramento realizada na última segunda-feira (08/05), Dia Nacional do Turismo, no Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu, e foi marcada pela entrega do Diploma de Mérito Turístico a duas personalidades que impetraram relevância em ações para o desenvolvimento das atividades desta área: Olinto Rodrigues Arruda, pelo empreendimento “Hotel Fazenda de Charme – Limoeiro da Concórdia” e Taneyoshi Maeda, pelo “Parque, Pesqueiro e Pousada – Maeda”, representado, na ocasião, pelo seu filho Henrique Maeda. A data também marcou a comemoração ao Dia do Artista Plástico, através de palestra sobre o artista ituano Almeida Júnior, proferida pela professora e doutora Ana Paula Nascimento, seguida da apresentação de releituras de algumas obras pelo artista e professor da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia), Luciano Luz.Esta edição do evento foi acompanhada pelo prefeito Guilherme Gazzola, pelo secretário de Turismo, Lazer e Eventos, César Calixto, pela secretária de Cultura e do Patrimônio Histórico, Sabrina Souli, pela secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Verônica Sabatino, familiares dos homenageados e demais convidados, e visou proporcionar debates e ações sobre os fundamentos do turismo como fator de desenvolvimento econômico no município. “Criar debates e fomentar a importância do turismo em nossa cidade é uma das principais funções desta semana e os homenageados de hoje são exemplos deste importante trabalho. O setor de serviços possui crescimento potencial na geração de empregos e a especialização nesta área é de grande valia para proporcionar um atendimento especial. Itu, assim como as demais estâncias turísticas do Brasil, em nada se difere de outros países em termos de atrações. Precisamos valorizar o que é nosso e ter orgulho da nossa história”, enfatizou o prefeito.O homenageado Olinto Arruda, em seu momento de fala, destacou a habilidade criativa dos brasileiros e a cidade de Itu como propósito de seus investimentos. “Sempre foi um grande sonho empreender na área da hotelaria e turismo em Itu e finalmente conseguimos concretizar através desta nova fase da Fazenda Limoeiro da Concórdia, que iniciamos em 2022. Fico muito grato por este reconhecimento e convido a todos para conhecer o espaço”.Já Henrique Maeda, que representou o pai Taneyoshi Maeda na ocasião, destacou a capacidade turística que a sua família enxergou em Itu e a estratégica localização da cidade para grandes eventos. “De plantação de tomates, em 1964, para pesqueiro em 1996 e, de pesqueiro para complexo turístico de lazer em Itu. Este é um resumo da história do Maeda, um local pensado e planejado por minha família para todas as demais. Este reconhecimento chega em um momento muito especial, quando retomamos o evento Tomorrowland, que será realizado no mês de Outubro e teve mais de 180 mil ingressos vendidos em menos de três horas. A confiança que os organizadores deste acontecimento depositaram em nossa cidade e em nosso espaço para eventos é fruto de um grande trabalho e fico muito honrado em poder recebê-los”, enfatizou Henrique.A cerimônia que homenageou empreendedores da área seguiu com a palestra sobre a vida e obra do ituano Almeida Júnior, momento no qual a professora Ana Paula destacou também o atributo artístico da cidade como característica turística. “Por aqui passaram e estão alocados importantes nomes da história da arte no Brasil e no Mundo e Almeida Júnior certamente é um dos expoentes exemplos”. Para finalizar o evento, Luciano Luz mostrou trabalhos de releitura das obras de Almeida Júnior executados por ele e por alunos da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia). “Nas aulas de desenho da Emia, os alunos são introduzidos a uma visão técnica da arte e são instruídos para a execução acadêmica das formas. Eu creio que Itu possui um forte atributo artístico a ser explorado pelos próprios ituanos e visitantes e, por isso, fico grato por poder mostrar o meu trabalho em uma semana que destaca oportunidades turísticas”, finalizou.A Semana de Conscientização Turística foi instituída pela lei nº 2395/2022 e ocorre anualmente na cidade desde então organizada pela Secretaria Municipal de Turismo Lazer e Eventos.

Confira notícias semelhantes: https://itu.sp.gov.br/2a-edicao-da-semana-de-conscientizacao-do-turismo-ocorre-em-maio/