20/04/2024
HomeSaúdeEm parceria com o Exército, agentes visitam cerca de 9 mil imóveis em ação de combate à dengue

A Prefeitura de Itu, por meio do serviço de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal da Saúde, e em parceria com o 2º GAC L – Regimento Deodoro, visitaram neste final de semana (13/02 e 14/02) quase 9 mil imóveis em diversos bairros da cidade, como parte das ações de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti).

O vice-prefeito Neto Beluci e o secretário da Saúde, Manoel Monteiro Gomes, acompanharam as atividades, juntamente com o tenente coronel Erb Lyra Leal, comandante do Regimento Deodoro.

No sábado, as ações foram concentradas nos bairros Cidade Nova, Vila Martins e Jardim Novo Mundo, com 4696 imóveis visitados, sendo que 1190 estavam fechados ou não permitiram a vistoria. No total, foram encontradas larvas em 42 locais.

No domingo, foi a vez dos bairros Jardim Alberto Gomes, Nossa Senhora Aparecida, Padre Bento, São Francisco, Jardim Convenção, Jardim Santana, Santa Tereza, Mayard, Vila Esperança e Nossa Senhora da Candelária. Nestes locais, foram visitados 4183 imóveis, mas 1641 estavam fechados ou houve recusa. Ao longo do dia, as equipes encontraram 53 imóveis com larvas.

Além da equipe de Controle de Zoonoses, foram disponibilizados pelo Regimento Deodoro 200 militares por dia, divididos nos trabalhos de logística, segurança e de campo.

A ação realizada neste final de semana foi determinada pelo Ministério da Defesa e mobilizou militares das Forças Armadas em diversos municípios brasileiros.

Fotos: João Campanelli e Leivanira Prieto/Prefeitura de Itu

(15/02/2016)