Widget Image
Secretarias
19/04/2019

Depto Pedagógico

O Departamento Técnico Pedagógico desenvolve o planejamento estratégico das ações vinculadas à proposta pedagógica da Rede Municipal Ensino,dando o suporte necessário para o trabalho nas unidades escolares. O Departamento oferece orientações sobre as questões que envolvem o cotidiano da comunidade escolar.
Para alcançar a excelência no ensino, o Departamento tem como meta promover a formação integral dos gestores e professores nas diferentes áreas de conhecimento, incentivando o desenvolvimento contínuo e uma atuação comprometida com a educação de forma inovadora e empreendedora, o que se constitui numa contribuição para o aperfeiçoamento e melhor desempenho desses profissionais em sala de aula.
As ações do Departamento Técnico Pedagógico são direcionadas para proporcionar ao aluno uma aprendizagem de sucesso, e, consequentemente, uma participação efetiva no seu processo de formação, assegurando às crianças, jovens e adultos da Rede Municipal de Ensino de Itu uma educação de qualidade para o exercício consciente da cidadania.
O Departamento Técnico Pedagógico oferece às unidades escolares, pais e alunos da Rede Municipal de Ensino de Itu os seguintes serviços:


Equipe Técnica:
A implantação da Equipe Técnica ocorreu em janeiro de 1994 com o objetivo de oferecer suporte e assessoria aos alunos das EMEIS (Escolas Municipais de Educação Infantil) e a partir do ano 2000 passou a atender também às creches.
Atualmente a Equipe Técnica oferece aos alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino triagem e atendimento com assistente social, fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga além da supervisão do trabalho de enfermagem que há nas Creches. A sede da Equipe Técnica funciona na Rua Santa Cruz, 435, Centro.


OFICINA PEDAGÓGICA:
Oficina Pedagógica  conta com uma equipe de Supervisores e Coordenadores de Área que atuam junto às unidades escolares, orientando os trabalhos administrativos e pedagógicos , coordenando e supervisionando os  princípios que norteiam a educação da rede municipal de ensino de Itu.


 

Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE):
Contamos em nosso município com as SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS por meio do AEE – Atendimento Educacional Especializado, para alunos com deficiência,que atendem de forma complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégia que eliminem as barreiras para plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Os alunos público-alvo possuem duas matrículas uma no ensino regular e outra na sala de AEE.
O atendimento no AEE é realizado, prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização.
O município conta com 11 salas de Recursos, funcionando o Atendimento Educacional Especializado nos dois períodos.

NÚCLEO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Praça Regente Feijó, 52 Centro – Fone: 4013-6373

 


Atendimento ao aluno com Deficiência Auditiva – CEMADA
O CEMADA, Centro Municipal de Atendimento ao Deficiente Auditivo, oferece suporte técnico às unidades escolares municipais e particulares e atendimento às crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva.Está localizado na Rua dos Andradas, 581, Centro, Itu.

No CEMADA são realizados os seguintes atendimentos:
• Atendimento pedagógico com reforço escolar;
• Atendimento fonoaudiológico;
• Assistência social;
• Aulas de Educação Física.

Curso de Libras para todos os profissionais da área da educação e comunidade interessada.


CONSELHOS
Para atender os requisitos legais no cumprimento da Política Nacional de Educação, a Secretaria Municipal da Educação conta com o apoio das Diretrizes do Plano Municipal da Educação e dos Conselhos como órgãos gestores, normativos, deliberativos e de assessoramento, de controle social e transparência.

Os conselhos ligados ao Departamento Técnico Pedagógico são:
Conselho Municipal da Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar e Conselho Municipal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB).