28/04/2024
HomeEducaçãoCruzada Pela Educação bonifica educadores por desempenho no ensino municipal

Cruzada Pela Educação bonifica educadores por desempenho no ensino municipal

Imagem mostra crianças sentadas em sala de aula.
Inspirado no projeto de sucesso de alfabetização infantil da cidade de Sobral (CE), o programa Cruzada Pela Educação, implantado há cerca de um ano pela Prefeitura de Itu, já apresenta resultados acima da expectativa. Após avaliação do desempenho dos profissionais de educação da Rede Pública Municipal, 55 professores, além três equipes gestoras, serão bonificados no próximo ano, por terem alcançado ou superado a meta proposta no programa.
Viabilizada pela lei municipal nº 2.428/22, a Cruzada garante acréscimo na remuneração dos educadores que atingiram 85% nas médias nas avaliações das áreas de matemática, fluência na leitura e escrita nas turmas em fase de alfabetização. Dos 220 professores envolvidos neste processo, 55 alcançaram ou ultrapassaram a nota média de 85% em suas turmas. Além disso, as equipes gestoras das escolas Rede Saber I, Emef “Profª Ermelinda Silveira Machado” e a Emei “Prof. Mário Macedo Junior alcançaram esta média entre todas as turmas da escola.
Além desses profissionais bonificados, a política pública educacional reflete diretamente no nível do ensino público da cidade. Durante a avaliação da Cruzada Pela Educação, foi constatado que todas as escolas tiveram aumento significativo nas médias dos alunos, demonstrando evolução no aprendizado. “Esse é só o começo dos resultados de um processo que, acreditamos, irá mudar a história da educação e da alfabetização das nossas crianças”, destaca o prefeito Guilherme Gazzola.
De acordo com o Ministério da Educação, dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.  Por essa razão os profissionais contemplados na Cruzada Pela Educação atuam no último ano do infantil e no 1º e 2º anos do fundamental. De acordo com o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, “se um aluno é bem alfabetizado na idade correta, ele tem muito mais chance de ter bom desempenho nas outras áreas”.
A Cruzada pela Educação tem como foco o processo de alfabetização e a garantia de que as crianças avancem na série correta para alfabetização, de fato, dominando a leitura, escrita e as bases da matemática bem como valorizar e bonificar os profissionais do magistério envolvidos neste processo.
O programa, que avaliou 229 classes, também apresenta como resultados outros 111 professores que alcançaram 70% de média nas notas e 158 alcançaram 60% de média geral da turma, o que representa 69% das turmas em idade de alfabetização. Para garantir a isenção e obedecer a todos os critérios técnicos, todo o processo de apuração foi gerido por empresa licitada (Avaliativa Educacional).